Prints nas imagens do WhatsApp estão com os dias contados?

Os usuários não poderão mais fazer capturas de tela de imagens únicas no app. Entenda.

Há algum tempo, o WhatsApp liberou um recurso aos usuários para que pudessem enviar um vídeo ou imagem aos seus contatos, que poderiam visualizar o conteúdo apenas uma vez. As chamadas mensagens temporárias, depois de abertas, não podem mais ser acessadas novamente.

continua depois da publicidade

O recurso é bastante utilizado, mas existe um grande problema: ao saber que a foto enviada é temporária, muitas pessoas burlam o sistema e tiram print da tela. Ou seja: o que era para ser visto apenas uma vez, acaba ficando salvo no celular da outra pessoa sem que o remetente saiba disso.

Mudanças na política de prints

Com a intenção de aumentar a segurança dos usuários, o WhatsApp está implementando uma medida que impede os prints de mensagens temporárias. Segundo o site WABetaInfo, os usuários não terão mais como burlar o mecanismo do mensageiro.

continua depois da publicidade

Além de impedir que as pessoas tirem print, o app deve também exibir uma mensagem com o seguinte aviso: “A captura de tela foi bloqueada para maior privacidade”. O remetente da mensagem, no entanto, não será avisado a respeito da tentativa de print, como acontece no Snapchat, por exemplo.

Por enquanto, essa função está ativada apenas para a versão beta do mensageiro, e a data da implementação do recurso para todos os usuários ainda não foi divulgada. A Meta, empresa dona do WhatsApp, também não fez qualquer pronunciamento oficial sobre a funcionalidade.

É provável, ainda assim, que a função seja desbloqueada para todos os usuários em breve, por isso redobre a atenção enquanto ela não existe e cuide com as imagens que envia de forma temporária, pois é possível que elas sejam salvas através da captura de tela.

continua depois da publicidade