Depois de muita espera, o sinal 5G puro finalmente chegou ao Brasil. Desde julho deste ano, a tecnologia está em funcionamento em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. Em agosto, o sinal começou a funcionar no Rio de Janeiro, Vitória e Palmas.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a previsão é que o sinal 5G puro seja ativado nas outras capitais brasileiras até 29 de setembro deste ano. No entanto, a tecnologia demorará um pouco mais para chegar em todo o país, já que a previsão para que isso ocorra é até dezembro de 2029.
Mas, afinal, o que é a tecnologia 5G?
A tecnologia 5G pura é a nova geração da internet móvel. Considerada uma evolução da conexão 4G, a velocidade média dessa tecnologia é de 1Gigabit (Gbps), ou seja, dez vezes maior que o sinal 4G. Além disso, o sinal 5G puro tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados em comparação ao seu antecessor.
A tecnologia permite baixar e enviar arquivos com mais velocidade, oferece estabilidade na conexão e possibilita conectar à internet diversos objetos de forma simultânea, como computadores, carros e TVs, por exemplo. Possibilidade essa que dá início à “internet das coisas” (IoT).
Com isso, o sinal 5G puro pode ser capaz de aumentar a produção industrial, justamente por permitir a comunicação direta entre máquinas. Além disso, há expectativa de surgir novidades como cirurgia a distância e até mesmo o transporte em carros sem condutores.
Assim, a tecnologia 5G pura poderá ser usada em diversos casos e segmentos, como agricultura, energia, telemedicina, transporte, varejo, entre outros.
Quais aparelhos são compatíveis com a tecnologia 5G?
Para ter acesso à tecnologia 5G, o usuário precisa ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. Ele precisa verificar se a sua operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. A TIM, Claro e Vivo já oferecem o sinal 5G puro.
Em relação aos aparelhos, a Anatel informa que mais de 80 celulares são compatíveis com tecnologia 5G e têm a autorização para serem comercializados no Brasil. Veja aqui a lista completa com os aparelhos compatíveis.