Hoje em dia o celular é quase um item de sobrevivência para vida urbana. Nele, temos, entre outras coisas, aplicativos para pagamento de contas, redes sociais e diversas lembranças que podem não estar salvas em nenhum outro lugar.
Mesmo sendo tão importante, às vezes acabamos sendo um pouco desastrados e derrubando o celular na água. Pensando nisso, separamos alguns passos que podem ser seguidos para salvar seu aparelho nessa situação de emergência:
1. Quanto mais rápido for o resgate, melhor
É importante deixar o smartphone o menor tempo possível em contato com a água, para evitar que a umidade penetre demais no aparelho.
2. Tente não fazer movimentos bruscos
É preciso não movimentar muito seu smartphone durante os primeiros socorros, porque isso evita que partes ainda secas sejam contaminadas.
3. Desligue o celular
Logo depois de realizar o salvamento, desligue o aparelho para evitar curto-circuito. Mantenha-o assim por, no mínimo, 24 horas.
4. Remova tudo que for possível
Para facilitar a secagem, além de evitar maiores prejuízos, retire a capinha, cartão de memória e cartão SIM.
5. Realize a primeira secagem
Com um guardanapo ou papel toalha, seque cuidadosamente a parte externa do aparelho.
6. Secagem interna
Nesse ponto não há consenso entre os especialistas. As soluções mais comuns são colocar o celular imerso em arroz por 24 horas ou expô-lo à luz solar. Nesse último caso, é importante não deixar muito tempo para evitar o superaquecimento dos componentes.
7. O que não deve ser feito
Evite secadores, porque podem causar dessolda, ou seja, derreter as conexões entre alguns dos componentes eletrônicos. Também fuja dos ventiladores, pois eles podem espalhar a água dentro do celular.
Caso tenha feito tudo isso e seu smartphone ainda não esteja funcionando direito, a melhor coisa é levá-lo a uma assistência técnica autorizada.