Lançado em 2019, o Reels é um dos recursos mais populares do Instagram. Com ele, os usuários conseguem fazer vídeos criativos, divertidos e, ainda, contam com muitas opções de edição, utilizando apenas as próprias ferramentas da plataforma.
Além disso, o Reels é uma ótima ferramenta para os criadores de conteúdo, porque, quando feito de forma criativa, ele ajuda a aumentar a visibilidade de um perfil e, por consequência, o engajamento da conta.
Se você deseja usar o Reels para arrasar no Instagram, confira, abaixo, 5 dicas que selecionamos para te ajudar nessa missão. Veja como fazer Reels:
1. Humor e entretenimento são boas pedidas
O algoritmo do Instagram costuma privilegiar conteúdos engraçados e que entretêm o público. O ideal, segundo a plataforma, é que o vídeo encante as pessoas, capture a atenção dos usuários, faça rir ou apresente uma surpresa, ou reviravolta divertida.
Com essas características, o Reels terá mais chances de aparecer na aba “Explorar” e, por consequência, ser visto por mais pessoas.
2. Invista em fazer uma boa capa do Reels
A capa do Reels não precisa ser simplesmente um frame do vídeo. Para chamar a atenção das pessoas para o conteúdo, a dica é criar uma imagem mais elaborada com a ajuda de aplicativos de edição de imagens.
Após editar a capa, é só adicioná-la ao Reels no final do processo de edição do vídeo no próprio Instagram. Ao clicar em “Capa”, irá aparecer a opção “Adicionar do Rolo de Câmera”, que oferece a possibilidade de acrescentar a imagem que foi produzida e ficou salva no álbum de fotos.
3. Use o potencial dos áudios
Uma das orientações do Instagram para os criadores de conteúdo é usar músicas disponíveis na biblioteca da plataforma ou áudios populares no Reels para criar vídeos. Com essa prática, o conteúdo tem mais chances de aparecer na aba “Explorar”.
Outra orientação do Instagram é usar áudios originais como trilha sonora. É possível editar, com o auxílio de aplicativos especializados, áudios que são tendência no Reels para até mesmo dar a eles um toque pessoal. Há a possibilidade também de gravar áudios de sua própria autoria e criar as próprias tendências.
4. Coloque legendas nos vídeos
Legendar os vídeos do Reels é fundamental para que pessoas com deficiência auditiva possam consumir o conteúdo, e também para que os usuários que estão impossibilitados de reproduzir o som em determinada situação consigam entender o conteúdo do vídeo.
As legendas podem ser colocadas no vídeo de forma manual, usando o próprio editor do Instagram, ou até mesmo usando outros aplicativos.
5. Use hashtag estratégica
Coloque no máximo cinco hashtags nos seus Reels. Lembre-se que é preciso usar hashtags estratégicas, com palavras enfáticas inserida em algum movimento.