Os celulares com o sistema operacional Android possuem várias ferramentas e, por isso, algumas delas acabam não sendo conhecidas pelos seus usuários e ficando escondidas no celular. Sabendo disso, selecionamos três dessas ferramentas do Android que são bastante úteis para o seu dia a dia, mas que estão ali escondidas, sem serem usadas. Confira.
1. Acessar seus aplicativos pelo celular de um terceiro
Uma das ferramentas úteis escondidas em aparelhos Android é o usuário convidado. Por meio dela, o usuário consegue acessar aplicativos e arquivos de seu celular em outro smartphone. Para tanto, basta ir em “Configurar”, depois em “Usuários” e, por fim, tocar em “Convidado”.
Com isso, o sistema irá alternar imediatamente para um usuário “limpo”, com todos aplicativos já instalados nos dispositivos. Daí, é só fazer o usuário fazer o login na sua conta Google e em outros serviços, como o WhatsApp, por exemplo, para ter acesso às informações desejadas.
2. Encriptar todos os arquivos do celular
Outra ferramenta útil oferecida pelo Android é a de encriptar todos os arquivos do celular de uma só vez, o que é bastante útil, principalmente para quem quer adicionar uma camada extra de segurança ao seu aparelho. Para isso, basta o usuário ir até em “Configurar”, depois “Segurança” e deslizar a tela até chegar em “Codificação”.
Após isso, tocar em “Codificar telefone”, e na tela seguinte, pressionar o botão com o mesmo título. Vale notar que a codificação somente é feita com a bateria em 100% e o carregador conectado ao dispositivo.
3. Ver notificações antigas
Por fim, uma terceira ferramenta útil escondida em celulares Android, a possibilidade de ver notificações antigas. É só usar o widget de configurações do Android para ter na tela inicial do dispositivo o registro de todas as ações realizadas no aparelho.
Para isso, basta o usuário pressionar a tela inicial e selecionar “Widgets”. Após isso, encontrar o aplicativo “Configurar” na lista e arrastá-lo para dentro da tela. Em seguida, é só usuário deslizar o dedo para baixo, até chegar em “Registro de notificação”, e selecionar essa opção.
Vale notar que a ferramenta capturar outras ações além das notificações, o que permite identificar quando alguém usou o celular sem a permissão do usuário.