Desde 2014, quando a Meta (na época ainda chamada, simplesmente, de Facebook) comprou o WhatsApp por 19 bilhões de dólares, muitos usuários começaram a se perguntar quando teriam que pagar pelo serviço ou quando começariam a ver anúncios no mensageiro. Afinal esse era o modelo de negócios aplicado nas redes sociais da empresa.
Oito anos depois, parece que as profecias começam a se realizar, porque, no último dia 19 de maio, a Meta anunciou que seria lançada uma versão do WhatsApp Business, com funcionalidades exclusivas para quem escolher pagar pelo aplicativo.
Confira a seguir as novidades que serão implementadas a partir WhatsApp Premium, novo projeto da Meta:
- O usuário poderá cadastrar sua conta business em até 10 aparelhos, contando celulares e computadores;
- Criação de links diretos para que os clientes tenham acesso ao WhatsApp da empresa;
- Há grandes chances desses usuários serem os primeiros a receber a funcionalidade de chamar um Uber diretamente pelo mensageiro (hoje, somente na Índia esse serviço está ativo);
- No mesmo dia, foi anunciada uma nova versão para os servidores da nuvem fornecidos pelo WhatsApp (o WhatsApp Cloud API), que poderão ser gerenciados de forma totalmente online, com possibilidade de cruzamento de dados e transferências automática de arquivos.
Segundo os executivos da Meta, o que se pretende com a versão Premium do aplicativo de mensagens é ajudar pequenas e médias empresas a contarem com ferramentas tecnológicas avançadas. Com isso, a Meta deseja favorecer o desenvolvimento do negócio, facilitando a operação e maximizando os lucros.
De qualquer forma, a companhia de Mark Zuckerberg já espera que nem todas as empresas adiram à nova modalidade, por isso já informou que a versão gratuita continuará disponível. Quanto ao API, esse também será de uso opcional, inclusive para quem optar pelo WhatsApp Premium.