Se você já passou pela terrível experiência de derrubar seu celular em algum espaço com água, como piscina ou vaso sanitário, sabe muito bem o que é desespero. Em alguns casos, o incidente é o que basta para que o aparelho nunca mais funcione, mas é possível também que você consiga salvar o celular.
Confira, a seguir, o que você precisa fazer se derrubar seu celular na água:
Retire o aparelho da água
O primeiro passo é, de fato, o mais óbvio. Retire o celular rapidamente da água e seque bem o aparelho. Quanto menos tempo o seu telefone ficar na água, mais chances você terá de salvá-lo. Seque-o com qualquer pano que estiver ao alcance.
Não use o celular logo em seguida
É muito provável que o seu celular continue funcionando normalmente depois que você retirá-lo da água. Ainda assim, evite fazer chamadas telefônicas ou usar a internet.
Como é possível que a água tenha chegado até o interior do aparelho, é preciso evitar qualquer chance de curto-circuito, por isso desligue seu celular antes de seguir o próximo passo.
Se tiver como, remova o chip e a bateria
Alguns modelos de celular ainda permitem que o usuário remova a bateria do aparelho. Se esse for o caso, faça isso e retire também o chip e enxugue-os com um papel-toalha.
Essa medida reduz as chances de que o seu aparelho tenha ainda mais danos.
Celular no arroz
Essa dica é muito valiosa. Depois de executar os passos acima, é preciso absorver toda a umidade do seu aparelho. O melhor truque nesse sentido é colocar o celular desligado dentro de uma vasilha seca e cobri-lo totalmente com arroz cru.
Depois, feche bem essa vasilha e deixe-a em um ambiente arejado e com pouca luz solar. Espere 24 horas antes de tentar ligar o celular novamente.
Se nada disso resolver o problema, o negócio é buscar uma assistência técnica de confiança e ver se o aparelho pode ser recuperado ou não. Boa sorte.