Quando utilizamos alguma solução tecnológica com frequência, acabamos desenvolvendo um jeito particular de usar. Essa ambientação torna confortável a utilização, mas pode nos impedir de tirar o melhor daquele aplicativo ou ferramenta online, inclusive da mais popular de todas — o Google.
Dessa forma, algumas funcionalidades disponíveis no buscador acabam sendo solenemente ignoradas, afinal já conseguimos tudo que queremos. Mas sair dessa zona de conforto pode ser muito prático, afinal a plataforma gasta milhões de dólares, todos os anos, para criar e manter diversas opções de busca, muitas vezes negligenciadas.
Veja a seguir algumas dicas que podem ser muito úteis no seu dia-a-dia e que, provavelmente, você nem conhecia:
1. Procurar termos específicos
Quando sabemos a expressão exata que queremos encontrar na internet, podemos usar aspas no buscador, porque ele irá entender que tudo deve aparecer junto e naquela ordem específica.
Por isso, procurar por “melhores passeios em Trancoso”, por exemplo, pode facilitar a escolha do que fazer em um feriado.
2. Procurar diretamente dentro de um site
Muitas vezes queremos uma informação específica dentro de algum portal com muitas informações (como no Tudo Bahia). Nessas situações, podemos colocar, diretamente no campo de busca do Google, o comando “site:” para que o termo seja buscado especificamente na página desejada.
Por exemplo, buscar tudo que existe sobre Feira de Santana. Basta colocar assim: “Feira de Santana” site:tudobahia.com.br.
Importante notar que não tem espaço depois do comando.
3. Escolher o intervalo de tempo na busca
Essa dica é muito útil para notícias:
- Realize sua busca normalmente;
- Logo abaixo da caixa de texto, no lado direito, clique em “ferramentas”;
- Em seguida clique onde está escrito “”Em qualquer data”;
- Agora basta escolher o intervalo de buscas.
4. Procurar tipo específico de arquivo
Muitas vezes queremos encontrar, ou achar de novo, algum documento específico, como um pdf ou tabela. Para isso basta colocar os termos de busca e no final o comando “filetype:”, por exemplo: filetype:docx, filetype:txt, filetype:pptx, filetype:pdf e assim por diante.
5. Calculadora direto no buscador
Caso queira o resultado de uma conta (por mais complicada que seja) basta colocá-la na caixa de busca. A primeira coisa que aparecerá é o resultado já numa calculadora, para que você possa realizar outras operações.
Agora que você já está craque em buscas no Google, você pode puxar esse assunto num domingo de família para testar os conhecimentos dos seus sobrinhos, que querem sempre saber mais que todo mundo.