Quando você entra no buscador Google, estão à sua disposição dois botões: “Pesquisa Google” e “Estou com Sorte”. Caso escolha clicar nesse último, o buscador irá redirecionar você para a página mais relevante para a sua busca, o que normalmente significa entrar no endereço que está em primeiro lugar na pesquisa Google.
Quando o buscador foi lançado, os fundadores pretendiam passar uma ideia de confiabilidade ao introduzir essa opção, afinal esse botão era uma promessa de que, em apenas um clique, você teria todas as suas necessidades de pesquisa satisfeitas.
Dessa maneira, a empresa pretendia trazer uma sensação de autonomia e liberdade ao explorar o ainda pouco conhecido mundo virtual.
Essa opção ainda é útil?
Em poucas palavras: não é. Tanto isso é verdade que na versão mobile não existe mais a opção “Estou com Sorte”.
Além disso, com a proliferação de sites com fake news, capazes de ranquear muito bem no Google, clicar direto nessa opção pode ser até mesmo arriscado, tanto do ponto de vista da qualidade da informação, quanto da segurança, pois muitos desses sites podem colocar em risco seus dados.
Atualmente, é até difícil entender o motivo pelo qual se mantém esse botão na homepage. Ainda em 2007, a executiva do Google, Marissa Mayer, declarou que menos de 1% das buscas faziam uso da ferramenta “Estou com Sorte”. Ela, inclusive, explicou que a manutenção dessa funcionalidade gerava um prejuízo de 100 milhões de dólares à empresa todos os anos.
Como é possível perceber, não parece existir um motivo lógico ou de mercado para, nos navegadores, ainda existir aquele botão do “Estou com Sorte”.
Possivelmente é um tributo ao início da empresa, uma lembrança de um tempo no qual a internet era um lugar um pouco mais seguro e de quando realizar uma busca automatizada era a última tecnologia.