Recentemente, o WhatsApp começou a banir usuários que baixaram o WhatsApp GB, versão pirata do seu aplicativo. Depois que tiveram suas contas suspensas, alguns usuários não conseguiram mais criar uma conta no aplicativo oficial, já que seus números também foram bloqueados do serviço.
Segundo os Termos de Serviço do mensageiro, criar e utilizar serviços que tenham a mesma função que o aplicativo oficial, caracteriza uma violação do contrato.
Assim, a conta ou o responsável pelo programa alternativo estão violando as regras da plataforma. Por esse motivo, podem ter acesso suspenso ou encerrado pelo WhatsApp a qualquer momento.
Fui banido do WhatsApp GB, o que faço agora?
A penalidade por usar o WhatsApp GB nem sempre é definitiva. Por isso, nesses casos, a dica é tentar criar uma conta no aplicativo oficial, já com o backup dos dados salvo em seu smartphone. Caso consiga utilizar o mensageiro normalmente, é sinal de que seu perfil não correrá risco enquanto utiliza o aplicativo verdadeiro.
No entanto, caso o WhatsApp tenha detectado que seu número violou as regras da plataforma diversas vezes, a punição tende a ser mais severa. O seu número de telefone pode ter sido “marcado” pelo mensageiro, ou seja, não dará mais para criar uma conta zerada no aplicativo oficial usando esse número.
Caso isso tenha ocorrido, resta somente comprar um chip novo e refazer o processo, mas, agora, com grupos e mensagens impossíveis de serem restaurados.
Isso deverá ser feito porque seu número de telefone foi banido e pode nunca mais ser registrado no WhatsApp. No entanto, ele continuará funcionando para receber e enviar chamadas pela linha telefônica, enviar SMS e ainda para ser utilizado em outros aplicativos de troca de mensagens, como o Telegram, por exemplo.
Mas, caso o banimento seja temporário, é só esperar o fim do prazo de suspensão e voltar a usar o aplicativo verdadeiro.
Não fui banido pelo WhatsApp, como devo agir?
Se sua conta do WhastApp GB não foi banida, aproveite para migrar para o aplicativo oficial, para que seu número se mantenha fora de perigo. Para tanto, é necessário fazer o processo de transição usando o backup de conversas de um aplicativo para outro.
O que vai ocorrer com o WhatsApp GB?
Até o momento, o WhatsApp não conseguiu interromper o funcionamento da sua versão pirata. Isso porque, o WhatsApp GB só pode ser baixado pela web, ou seja, ele não está disponível nas lojas de aplicativo, e tal fato faz com que a sua atuação esteja fora do alcance do mensageiro da Meta, sendo difícil tirá-lo do ar.
Por conta disso, o WhatsApp tem percorrido outros caminhos para tentar reduzir a atuação do WhatsApp GB. Uma das estratégias adotadas pela plataforma é fechar o cerco contra usuários do aplicativo alternativo, tornando o uso do programa ainda mais arriscado e desvantajoso.