Muitos aplicativos de mensagem tentam ganhar espaço no Brasil, mas, segundo um levantamento da Valor Investe, estão todos muito longe do WhatsApp, que está instalado em 99% dos smartphones brasileiros. Por isso, não é difícil imaginar a frustração que é falar com um amigo e não ter certeza do porquê não está recebendo uma resposta.
Entre as muitas razões para não ser respondido (como falta de tempo ou conversa silenciada), a mais radical é ter sido bloqueado. Separamos algumas dicas para tentar descobrir se isso aconteceu com você:
1. A foto do contato não aparece mais
Caso você tenha sido bloqueado, não poderá mais ver a foto do contato. Porém isso pode ter outros motivos, como seu colega ter simplesmente tirado a foto, ou ter excluído seu nome da lista de contatos.
2. As mensagens enviadas não chegam
As mensagens enviadas por contatos bloqueados nunca chegam. Então se todas as suas mensagens em determinada conversa só estão com a marcação de enviada (✔) e nunca aparecem como entregues (✔✔), isso pode ser um bom indicativo.
Mas calma, a pessoa pode estar em algum lugar sem conexão com a internet por algum motivo.
3. O contato não aparece como “online”
Para impedir os contatos de verem o status online de algum usuário, é possível utilizar alguns aplicativos que aumentam a sua privacidade.
O uso deles, no entanto, ainda não é tão difundido, por isso fique atento se o status aparece pra você.
Se tudo isso acontecer comigo, tenho 100% de chances de estar bloqueado?
Mesmo com essas dicas ainda não é possível ter certeza, pois existem pessoas que passam um tempo sem celular para relaxar, perdem o aparelho durante viagens ou ainda são furtadas e demoram um pouco para se conectarem novamente.
De toda forma, se alguém não te responde mesmo com você mandando mensagens por um longo período, quem sabe nem seja uma questão de estar bloqueado.
Apenas a vida pode ter seguido caminhos diferentes e vocês acabaram muito distantes e, para essas situações, não há tecnologia que resolva um coração partido ou a saudade de uma amizade perdida.