Com o lançamento dos smartphones dobráveis por parte de grandes marcas, o mercado e os fãs de tecnologia ficam na expectativa de a Apple também lançar um dispositivo com essas características. Por conta disso, o “iPhone Foldable” já é um dos lançamentos mais aguardados para os próximos anos.
Algumas patentes, inclusive, já confirmaram que a Apple trabalha em um aparelho com conceito dobrável. No entanto, a gigante de tecnologia nunca revelou detalhes oficiais sobre o desenvolvimento do produto. Veja abaixo quais são as expectativas sobre o futuro do iPhone dobrável e quando o dispositivo deve ser lançado.
Formato do iPhone dobrável
Um dos primeiros mistérios que envolvem o Iphone dobrável está relacionado ao formato do dispositivo. No final de 2020, os rumores indicavam que a Apple estaria desenvolvendo protótipos com dois designs diferentes. Uma das patentes mostrava um modelo com tela dupla no estilo Fold, similar ao Samsung Galaxy Z Fold 3.
Entretanto, a marca estaria, na verdade, disposta a lançar um aparelho durável visual Flip, como o Galaxy Z Flip 3. Ainda em 2020, o leaker Jon Prosser sugeriu que o aparelho dobrável da Apple não seria no estilo fold com tela única. A gigante de tecnologia poderia lançar um dispositivo com dois painéis separados por uma dobradiça, tal como o Surface Duo, da Microsoft.
Os displays seriam independentes, mas, apesar disso, tudo funcionaria como uma tela contínua ao abrir o aparelho. Esse formato evitaria vincos e outros problemas de dobras dos painéis flexíveis.
Dimensões e telas do iPhone dobrável
Ming-Chi Kuo, famoso analista da Apple, citou em alguns relatórios que o iPhone dobrável poderia ter uma tela interna de oito polegadas, o que indica que o dispositivo teria um formato semelhante ao do Galaxy Z Fold 3, cujo display possui 7,6 polegadas.
Mas, independentemente do formato – fold ou flip – fontes da indústria informaram que a gigante de tecnologia está atenta a evolução dos displays OLED flexíveis. Inclusive, a companhia já estaria em negociação com a LG Display e a Samsung Display.
Informações recentes revelam que a Apple estaria trabalhando e testando vários protótipos de modelos com telas dobráveis, tendo eles painéis enviados por essas duas empresas. No entanto, relatórios anteriores indicavam que a Apple já teria escolhido qual tela usar, que seria a OLED flexível da LG Display de 7,5 polegadas.
Recursos do iPhone dobrável
O iPhone dobrável pode chegar ao mercado em 2024, podendo ser lançado com uma versão atualizado do chip proprietário M1 da Apple. Desde o lançamento em 2020, o processador tem recebido um feedback positivo em relação ao desempenho mobile.
Em relação às câmeras, a expectativa é de que a gigante de tecnologia arrisque mais e adicione ao dispositivo sensores equivalentes às versões Pro Max do iPhone, já que, em geral, os aparelhos dobráveis costumam entregar câmeras com qualidade mediana.
Caso a companhia opte por uma versão Fold, a integração entre os sistemas operacionais iOS e iPadOS é um dos recursos esperados. Assim, os usuários poderiam ter recursos multitarefas do iPad que não estão disponíveis nos iPhones atuais.
Com uma tela maior, o aparelho dobrável da Apple também pode ter suporte à Apple Pencil. Inclusive, a Samsung oferece recurso semelhante aos usuários do Galaxy Z Fold 3.
Lançamento do iPhone dobrável
O analista Ming-Chi Kuo afirmou, em setembro de 2021, que o iPhone dobrável não deve chegar ao mercado antes de 2024. No mesmo caminho, Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, acredita que o dispositivo ainda levará dois a três anos para estrear.
No primeiro ano de estreia, a Apple poderia encomendar a produção de 15 a 20 milhões de unidades do aparelho, mesmo com a desconfiança do mercado. Além disso, há rumores de que o dispositivo viria a se tornar um substituto do iPad Mini.
Valor do iPhone dobrável
Em relação ao valor, os aparelhos dobráveis da Apple devem chegar às lojas custando facilmente mais de US$ 1 mil, seguindo, portanto, o padrão da companhia e de outros modelos da categoria.