O ano mal começou e o WhatsApp já está desenvolvendo diversas novidades para 2022. Uma delas é a mudança no tempo para deletar uma mensagem: o aplicativo tem planejado liberar um prazo maior para o usuário apagar mensagem de conversas.
Segundo o WABetaInfo, site destinado a anunciar notícias sobre o WhatsApp, suas atualizações e novos recursos, o mensageiro pretende expandir o tempo de exclusão de uma mensagem para 60 horas, ou seja, dois dias e meio, e isso valerá para todos numa conversa. O prazo atual é de 1 hora, 8 minutos e 16 segundos após o envio da mensagem.
O novo recurso foi descoberto na versão 2.22.4.10 do aplicativo Beta para Android, na segunda-feira (1º). A funcionalidade ainda está em fase de testes, sendo assim, pode ser lançada com prazos diferentes ou talvez nem ser implementada na versão estável do mensageiro, disponível para iOS.
A possibilidade de apagar mensagens já enviadas no aplicativo é algo que vem sendo analisado com frequência pelo WhatsApp. Em novembro do ano passado, o mensageiro estava testando o prazo de sete dias e 8 minutos, entretanto, apenas na versão para desktop, conforme apurou o WABetaInfo.
Ocorre que o prazo testado em novembro não apresentou um resultado compensador e foi retirado do aplicativo. Isso aconteceu porque, após análises, o suporte concluiu que os usuários já não teriam interesse em apagar mensagens tão antigas e que provavelmente já teriam sido lidas. Assim, o novo prazo de dois dias e meio representa um tempo considerável, sem que o recurso perca o sentido.
Além de estar planejando oferecer ao usuário um prazo maior para apagar mensagem, o WhatsApp está trabalhando a possibilidade de que os administradores de grupo possam excluir qualquer mensagem postada na conversa, sem considerar quem foi o remetente.