O TikTok começou a fazer teste de um novo modelo de assinatura para apoiar criadores de conteúdo, conforme informou o porta-voz da rede social, Zachary Kizer, ao site The Information. A ferramenta de monetização permitiria cobrar seguidores por vídeos exclusivos, de forma semelhante ao estilo Super Follow, do Twitter, e do OnlyFans.
Não há ainda detalhes referentes a preços ou limitações, mas esse novo modelo não irá substituir as alternativas de monetização que já existem no TikTok, quais sejam, as doações diretas e as gorjetas com moeda plataforma. Até o momento, os testes estão sendo feitos com um pequeno número de influenciadores.
Não se sabe exatamente como a distribuição de conteúdo exclusivo irá acontecer no TikTok, vez que normalmente a entrega de vídeos na aba “Para você” ocorre via algoritmo. Há a possibilidade de o conteúdo adquirido pela assinatura aparecer entre os vídeos comuns, ou de o aplicativo receber uma aba exclusiva voltada para os perfis apoiados.
O Instagram saiu na frente
Recentemente, antes mesmo de o TikTok anunciar a sua nova ferramenta de monetização, o Instagram anunciou que experimentará o modelo de assinatura em troca de conteúdo pago na plataforma.
Com isso, influenciadores terão a possibilidade de oferecer acesso exclusivo a vídeos e Stories e também poderão identificar seguidores pagantes com um selo especial para destacar os comentários e as interações.
Os conteúdos passíveis de monetização na plataforma serão os seguintes: lives privadas, Stories e emblemas que podem ser usados para ganhar destaque nos chats, como ocorre na Twitch, por exemplo.
O Instagram, inclusive, já revelou os preços. Serão oito faixas de valores começando em US$ 0,99 e podendo chegar aos US$ 99,99 por mês. O recurso não está em testes no Brasil, por isso ainda não há informações sobre valores em Real.