Após longo período sem ser utilizado, o feed em ordem cronológica do Instagram parece que vai retornar em breve. A confirmação foi feita pelo CEO da plataforma, Adam Mosseri. Na verdade, não foi divulgada uma data específica para que o Instagram volte a utilizar o respectivo feed.
A plataforma foi desenvolvida em 2010 e adotou o feed por engajamento a partir de 2016, quando passou a ser controlada pelo Facebook (atual Meta). Assim, o algoritmo passou a indicar o feed conforme o interesse e engajamento do usuário. O mesmo sistema é utilizado, por exemplo, pelo Twitter.
A mudança é em meio a uma discussão polêmica, sobretudo, nos Estados Unidos, em que os especialistas afirmam que ele é nocivo para a saúde mental dos usuários. Entre os problemas relatados, está a baixa autoestima de jovens e adolescentes que foi provocada pelo uso frequente das redes sociais.
A expectativa é que o feed cronológico volte já em 2022, evitando que as postagens sejam controladas pelo algoritmo. Embora a data específica não tenha sido divulgada, o CEO da plataforma afirmou que estuda a possibilidade para o primeiro trimestre do próximo ano.
Em 2020, uma atualização foi descoberta no Instagram que chamava-se “postagens recentes”, mas, até o momento, não foi divulgada e nem liberada.