O Uber deverá lançar um novo recurso: a possibilidade de seus usuários pedirem uma viagem utilizando os serviços de um chatbot da empresa pelo WhatsApp. Ou seja, os passageiros não terão mais que baixar o aplicativo da empresa, uma vez que todas as tarefas do processo, como registro, pedido e recibos de viagem, serão disponibilizados pelo bot do mensageiro.
Em um primeiro momento, o novo recurso estará disponível apenas na cidade indiana de Lucnau, no estado de Utar Pradexe. Em seguida, o teste será estendido a capital Nova Delhi, chegando a todos os locais da Índia em 2022.
A estratégia do Uber de introduzir a nova funcionalidade aos poucos, mas em cidades com grandes populações, é ter um tempo hábil para verificar o funcionamento do sistema.
Como funcionará o novo recurso
Para pedir uma viagem pelo Uber através do chatbot, os usuários da empresa de transporte terão três opções após abrir o WhatsApp:
- Enviar mensagens para o número da conta comercial do Uber, ou;
- Escanear um QR Code, ou;
- Tocar em um link para abrir diretamente um bate-papo na parte de “Uber WhatsApp”.
Após escolher uma dessas opções, os usuários terão que fornecer os locais de chegada e partida. Com isso, eles receberão a tarifa da viagem e saberão o horário previsto da chegada do motorista.
O Uber garante que com o novo recurso os passageiros terão os mesmos recursos de segurança e proteções de seguro disponíveis àqueles que pedem viagens diretamente pelo aplicativo da empresa.
Ou seja, ao pedir uma viagem pelo WhatsApp, os usuários terão acesso ao nome do motorista e da placa do veículo, conseguirão rastrear sua localização a caminho do ponto de partida, e ainda, terão a possibilidade de conversar com o motorista por meio de um número “mascarado”.
Já para os condutores do aplicativo, a nova funcionalidade não provoca nenhuma mudança, pois continuarão usando normalmente o Uber Driver.
Apesar de, nesse primeiro momento, o novo recurso do Uber estar disponível somente na Índia, existe a possibilidade de a novidade chegar até ao Brasil, já que no país há um grande número de usuários do WhatsApp e também por ele receber com frequência testes exclusivos de ambos os aplicativos.