O Pix teve alterações recentes pelo Banco Central, que buscam mais segurança nas transações, embora muitos tenham reclamado pelas limitações, principalmente no período noturno e finais de semana. Todavia, existe uma funcionalidade do Pix que segue mantida e pode ser muito cômoda para aqueles que praticam comércio eletrônico.
- Bradesco tem mais de 100 cursos online gratuitos
- ANP autoriza entrega de gasolina e etanol por delivery
O Pix “Copia e Cola” permite que um QR Code, enviado para determinada pessoa ou cliente em um processo de pagamento, possa se transformar em um link ou código que é inserido dentro do aplicativo que dispõe de Pix. Esse recurso serve tanto para emitir a cobrança quanto para o pagamento.
De forma mais didática, podemos dizer que o Pix Copia e Cola é uma espécie de boleto para quem está emitindo. O recurso funciona da seguinte maneira:
- Para quem está realizando a cobrança, o processo consiste em buscar dentro, da área do Pix no aplicativo do banco, a opção de gerar QR Code. Depois de informar o valor e gerar, já é possível enviá-lo para quem for realizar o pagamento.
- Ao receber o link, é só copiar o código recebido e colar dentro da opção do Pix no aplicativo de seu banco. Em seguida, clique em “pagar” e “copia e cola”. Muita gente ainda confunde o Pix Copia e Cola com a chave aleatória. A chave aleatória é a mesma que cria o Pix para o recebimento, já o Copia e Cola é um código específico a ser gerado para o processo de compra e venda;
- A chave aleatória possui menos caracteres e eles são formados de forma diferente, enquanto a função Copia e Cola possui um código extenso e traz informações com nome e instituição bancária. O recurso parece muito com o código de barras.