Os últimos dias estão girando em torno de polêmicas envolvendo o Facebook. Nesta terça-feira (19), um site americano, The Verge, relatou que a rede social de Mark Zuckerberg deverá mudar de nome. A intenção será preparar a plataforma para a imersão na construção de um metaverso.
- Instagram deve liberar postagem de fotos e vídeos pelo computador
- Amazon Prime Video lança 10 filmes nesta semana
As informações teriam sido vazadas por um especialista da área e que mantém informações privilegiadas junto ao Facebook. O tema deverá ser abordado por Zuckerberg durante a conferência Connect, que acontece no dia 28 de outubro.
No entanto, o site não descarta a possibilidade de o CEO da gigante social anunciar antecipadamente. O metaverso está relacionado ao desenvolvimento de uma realidade virtual ou realidade aumentada. As grandes empresas de tecnologia estão se voltando para essa nova visão.
O site sugere que o nome esteja relacionado a Horizon, que é algo novo apresentado no mês de agosto e desenvolve um mundo virtual a partir da plataforma Oculus. A intenção do Facebook é expandir e ir além das referências de uma rede social.
O mundo construído de maneira virtual poderá ser essa aposta e as pessoas se aproximarem cada vez mais dessa tecnologia ao longo dos próximos anos. Ainda fica subentendido que a plataforma busca desenvolver a Realidade Aumentada (RA), em que os elementos virtuais são sobrepostos à visão da realidade e a Realidade Virtual (RV).
O projeto futurista é ousado, mas com forte tendência de crescimento. Em julho deste ano, Zuckerberg já havia sinalizado que transformaria o Facebook numa empresa de realidade virtual com imersão no metaverso. Os investimentos da empresa têm sido gigantescos e, de igual modo, a criação de dezenas de vagas de emprego na Europa para programadores.