Assim como ocorre nas fintechs que fornecem uma conta virtual aos seus clientes, o aplicativo Caixa Tem, lançado em abril de 2020 pela Caixa Econômica Federal, também oferece vários serviços bancários. Entre eles, estão pagamentos online, recargas de celulares, transferências por Pix, etc.
- Auxílio emergencial: Caixa libera saque da 6ª parcela para novo grupo
- Nubank: saiba como aumentar o limite do seu cartão de crédito
Um dos serviços que se destaca é o cartão de débito virtual. Ele possibilita a compra em estabelecimentos comerciais físicos e online. O cartão virtual já está disponível na aplicação desde 2020 e pode ser utilizado pelo cidadão sem anuidade ou custo por transação.
Através dele, é possível efetuar até 10 transações por dia, porém com limite de R$ 1.000,00. É importante entender que, como já sugere o nome, o cartão é de débito e não permite parcelamento nas compras.
Como funciona o cartão de débito virtual Caixa Tem
Os usuários do Caixa Tem devem clicar na opção de “Cartão de Débito Virtual” e, em seguida, gerar um código. Esse, por sua vez, deve ser inserido no ato da compra junto com o número do respectivo cartão.
O código virtual muda constantemente. Portanto, com essa variação do código a ser gerado no ato da compra com o cartão de débito virtual, é possível evitar fraudes.
Como é gerado o cartão de débito virtual
Para gerar o cartão de débito virtual, é necessário clicar na opção “Cartões” e, em seguida, “Cartão de Débito Virtual”. Após abrir a opção, os usuários devem clicar em “Gerar Cartão de Débito Virtual”. Na sequência, será preciso clicar sobre a bandeira escolhida e, depois, em “Confirmar”.
Será necessário informar a assinatura eletrônica (mesma senha para entrar no aplicativo e realizar serviços como o Pix, por exemplo). Após esse processo, já será possível utilizar o cartão de débito virtual, inclusive para realização de compras na internet.
O processo para gerar o cartão, ou mesmo efetuar pagamentos, é muito intuitivo e de fácil manuseio.