Depois do apagão das redes sociais do Facebook na última segunda-feira, a nova preocupação do mundo digital é em relação a uma plataforma controlada pela Amazon. A Twitch aparentemente recebeu um ataque hacker que vazou dados e informações sigilosos. A ação pode ter ocorrido na madrugada desta quarta-feira (06/10).
- Prefeito do Rio pretende realizar réveillon e carnaval no próximo ano
- Telegram: como saber quem leu suas mensagens no app?
A Twitch é uma das principais plataformas de streaming do mundo. Diversos influencer, gamers e criadores de conteúdo ficam no ar ao vivo e interagindo com o seu público. São milhões de horas de vídeos todos os dias e com uma grande quantidade de pessoas assistindo em todos os cantos do planeta. Por isso, o vazamento é preocupante.
Vazamento de dados da Twitch: o que se sabe
De acordo com informações que já circulam na mídia norte-americana, códigos-fonte e dados foram vazados e, agora, estão disponíveis na internet. No entanto, tudo indica que senhas e informações pessoais não foram obtidos nos ataques.
Um dos maiores problemas é o vazamento do código-fonte do aplicativo da Twitch para smartphones, computadores e videogames. É possível ver todo o histórico de mudanças e os trabalhos internos que foram realizados pela equipe de desenvolvedores da plataforma de streaming.
Ao mesmo tempo, diversos criadores de conteúdo tiveram documentos relacionados à Twitch expostos. Para piorar, alguns segredos da plataforma e de outras empresas da Amazon relacionadas a games foram obtidos. Por isso, novidades, atualizações e até segredos industriais foram vazados, confirmando boatos, por exemplo, de desenvolvimentos de jogos.
Ainda não se sabe quem foi a pessoa ou qual o grupo que pode ter feito o ataque. Uma investigação deverá ser aberta pelas autoridades locais em parceria com a Amazon, dona da Twitch.