A empresa Mozilla, dona do Fifefox, está preparando mudanças no seu mecanismo de busca padrão. Mas, calma, a alteração será temporária e válida, por enquanto, apenas como experimento para 1º dos seus usuários.
- Está em busca de cartões sem anuidade? Confira lista com opções
- Quais as condições e requisitos para fazer o saque do FGTS? Tire suas dúvidas
O teste, que começa em setembro de 2021, será com o Bing, o buscador da Microsoft, implementado na versão para desktop do browser. O estudo acabará, provavelmente no final de janeiro de 2022.
Ainda não se sabe se os testes indicam uma possível e futura mudança no padrão de mecanismo de busca para todos. Até porque, o acordo de parceria entre a Mozilla e o Google foi renovado em 2020, tendo uma vigência de três anos.
Resposta da Mozilla
Em comunicado, a Mozilla ressaltou que o procedimento servirá como “parte da otimização da experiência do Firefox”. Acrescentou que estudos como esses acontecem regularmente na organização.
Sabemos que o Google investe muito na adoção de seu buscador em grande parte dos navegadores pelo mundo. Dessa forma, o estudo pode sinalizar apenas que, embora, futuramente, o Bing possa ser padronizado no Firefox, dificilmente conseguirá absorver grande fatia do mercado.
A realidade ainda é desfavorável para a Microsoft. Estatísticas apontam que 90% de todas as buscas na web são feitas pelo Google. O Bing fica apenas com cerca de 2,5% das preferências.
Como configurar o padrão do Firefox?
A Mozilla deixou claro, no entanto, que os testes com o Bing não impedirão os usuários de retornarem à configuração do buscador do Google. As configurações não serão bloqueadas.
Para fazer isso na versão em português, vá em Configurações, depois clique em Pesquisa > Mecanismo de pesquisa padrão > selecione Google. Vale ressaltar que o procedimento inverso (trocar o Google pelo Bing) segue ativo para qualquer usuário, independente desses testes.