O Google já anunciou o lançamento do Smartphone Pixel 6 e Pixel 6 Pro que vem com muitas novidades e, a partir de agora com o desenvolvimento próprio do chip – o Google Tensor. A notícia só não foi bem recebida pelos investidores da Qualcomm que até então, era responsável por equipar os aparelhos da Google.
As informações fizeram cair as ações da empresa e logo foi divulgada uma nota em que tenta acalmar os investidores. O que foi feito pelo Google foi o mesmo que a Apple fez em 2020 quando optou pela utilização de seu próprio chip nos computadores Mac. A ação afastou a antiga aliada Intel.
A Qualcomm informou que os avanços do Google no desenvolvimento de semicondutores não influenciaram negativamente em seu relacionamento e parceria com a empresa. Pelo menos no Pixel 5A, que é esperado para este mês, a Qualcomm mantém sua linha com o chip Snapdragon 765G.
Smartphones Google Pixel 6 e Pixel 6 Pro
Os aparelhos já divulgados pelo Google chegam com novo design, o Material You, com mudanças na interface que irá se adaptar às cores baseadas no papel de parede escolhido pelo usuário. O modelo será desenvolvido com opção de três cores e design contemporâneo.
Diferencial do Google Tensor
Não foram divulgadas muitas informações técnicas a respeito do Google Tensor, mas a priori, sabe-se através do chefe de hardware do Google, Rick Osterloh, que o chip tem arquitetura ARM e foi projetado com base em uma TPU (Tensor Processing Unit).
O tensor irá melhorar o desempenho das câmeras e o processo de fotografias e filmagens. O Pixel 6 poderá gravar uma imagem utilizando duas câmeras ao mesmo tempo. Uma em exposição normal e a outra com uma velocidade mais ágil. Com o Tensor será possível melhorar ainda mais o reconhecimento de voz e tradução de falas em tempo real.