As tatuagens nunca estiveram tão populares quanto agora. São inúmeros os brasileiros que decoram seus corpos com diversas imagens. Os grupos de tatuagens se dividem em símbolos, nomes de pessoas queridas, imagens de famosos, etc. Todavia, é importante ficar atento a algumas tatuagens que não são apenas pinturas, mas carregam consigo uma espécie de código de identificação.
- Aposentadoria do INSS terá novo valor a partir de 2022
- 11 ótimas opções de plantas para ambientes internos
Muitas tatuagens podem estar relacionadas a facções criminosas. O mais recomendável é pesquisar o significado de uma tatuagem antes de fazê-la. No Brasil, existem diversas tatuagens que identificam pessoas que possuem ligação com alguma organização criminosa, que estão na vida do crime ou cumpriram pena.
Vamos elencar cinco tatuagens que possuem significados por trás das suas representações. Talvez, se você estiver pretendendo fazer alguma dessas e desconheça o significado, é o momento certo de tirar suas dúvidas.
Carpa
A tatuagem da carpa, peixe exótico, aparentemente significa muito no mundo do crime, sobretudo para aqueles que pertencem a uma das maiores facções criminosas do país, que é o PCC. O Primeiro Comando da Capital tem ramificações em todo o país, sendo uma das principais que atua fora e dentro dos presídios.
Os membros dessa organização, geralmente, se tatuam como uma carpa para mostrarem seu envolvimento. Outra tatuagem muito utilizada pelos membros do PCC é o Taz, personagem de desenho animado, que é um “demônio da Tasmânia”.
Figura de indígena
A tatuagem de uma mulher indígena é comum e pode fazer parte de uma simbologia cultural, ainda mais se a pessoa tem descendentes indígenas ou se a sua história está diretamente relacionada com os povos originários do país. No entanto, ela também pode representar traficantes ou criminosos que combatem a polícia.
A tatuagem se popularizou nos idos anos 80 e 90. Ela era utilizada como forma de batismo de novos traficantes, que estavam aptos a portarem armas longas no combate à polícia e facções rivais.
Palhaço
Muitas pessoas tatuam a figura do palhaço pela função que a figura teve em sua vida, por exemplo. Ele pode representar alegria e momentos de descontração, especialmente se a pessoa cultivou boas memórias no circo. Outras apenas tatuam o palhaço por ele simplesmente representar um bom “estado de espírito”.
Tendo em vista seu significado oculto, a figura do palhaço também pode identificar as pessoas que tem a polícia como alvo. Conforme interpretação tradicional, essas figuras podem fazer referência a crimes de homicídio e latrocínio, por exemplo. Também existe a ideia de que os palhaços representavam a máfia russa no México e nos Estados Unidos.
Coringa
A tatuagem do Coringa, personagem inimigo do Batman, está relacionada a assaltantes de bancos e criminosos que combatem policiais.
Ao colocar uma lágrima no Coringa, por exemplo, isso pode indicar que algum amigo de facção foi morto.
Rosa perfurada com punhal
Essa tatuagem da rosa perfurada com punhal simboliza que o indivíduo caiu na prisão antes da maioridade penal e começou cedo na vida do crime.
Acredita-se que novatos, dentro das casas de detenção, eram obrigados pelos demais a fazerem essa tatuagem.