Os medicamentos tendem a ser extremamente caros em casos específicos de enfermidades, como condições genéticas raras ou enfermidades clínicas de caráter excepcional.
Sendo assim, alguns pacientes são confrontados pelo preço alto, o que dificulta o acesso ao tratamento, assim como a continuidade do acompanhamento de saúde. Porém, você sabe qual é o remédio mais caro do mundo?
Ainda que essa matéria tenha o propósito de responder essa questão, o presente texto tem caráter meramente informativo.
Portanto, não substitui o acompanhamento médico especializado ou a prescrição de medicamentos por parte de profissionais formais. Por fim, saiba qual é o remédio mais caro do mundo a seguir:
Qual é o remédio mais caro do mundo?
O remédio mais caro do mundo chama-se Zolgensma. Basicamente, é utilizado para neutralizar os efeitos relacionados à atrofia muscular em crianças de até 2 anos de idade.
Porém, custa mais de 2,1 milhões de dólares na indústria farmacêutica norteamericana. Em reais, isso ultrapassa os R$ 12 milhões.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que as condições que causam atrofia muscular acometem 75% das crianças no mundo, sendo em sua maioria enfermidades raras. Apesar disso, estima-se que o tratamento com zolgensma possa dar uma importante sobrevida aos pacientes.
No geral, o tratamento com o remédio mais caro do mundo é feito ao longo de cinco anos, sendo aplicado em dose única. Como atende especificamente crianças, cada paciente recebe cerca de 40ml a 80ml do medicamento, pois o cálculo é feito em proporção com o peso e altura.
Segundo os especialistas, o zelgensma é oi primeiro medicamento que utiliza da terapia gênica para realizar o tratamento de atrofia muscular espinhal. Por ser uma tecnologia inovadora e tão recente, o preço do remédio fica extremamente elevado.
Além disso, o custo de investimento para o desenvolvimento e a exclusividade da patente pela empresa farmacêutica Novartis também afetam o valor.