Babosa: confira os benefícios da planta para a pele e cabelo

Comum na casa dos brasileiros, a aloe vera possui propriedades únicas, que auxiliam a pele e o cabelo.

A babosa, nome comum da Aloe Vera, é uma das plantas mais comuns de se encontrar nos jardins e quintais dos brasileiros. Apesar de famosa, algumas pessoas ainda não sabem que essa planta tão comum possui benefícios únicos, tanto para sua pele quanto para o seu cabelo.

continua depois da publicidade

Isso se deve ao fato de que a babosa é rica em nutrientes, dentre elas vitaminas (B1, B2, B6, B12, A, E e C), minerais (cálcio, magnésio, ferro, selênio e zinco), aminoácidos, fibras solúveis e alguns compostos ativos. Tudo isso faz da Aloe Vera uma planta riquíssima, que traz muitos benefícios para quem a utiliza.

Conheça alguns benefícios da babosa

Creme facial

Muitos produtos farmacêuticos e de estética possuem na sua fórmula a Aloe Vera. Caso queira fazer um creme ou óleo natural, basta misturar 30 ml do gel da planta, 200 ml de água e adicionar o óleo vegetal, 1 colher de sopa de mel e 3 gotas de óleo essencial.

continua depois da publicidade

Dentre outros benefícios, o mais evidente é o combate ao envelhecimento da pele, hidratação da cútis e também a atenuação das rugas do rosto.

Excelente cicatrizante

Além dos efeitos positivos na pele, como impedir o envelhecimento, a babosa também possui outro efeito, em machucados e irritações cutâneas.

Graças ao princípio ativo, a Aloe Vera, a planta possui uma ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizantes, auxiliando nos ferimentos e machucados mais leves.

continua depois da publicidade

Hidrata o cabelo

Todos os seus efeitos na pele também se refletem nos cabelos. Passar babosa auxilia na hidratação, melhorando a maciez e a maleabilidade do cabelo.

Além disso, também possui efeitos antifúngicos que podem ajudar no combate à caspa e irritação no couro cabeludo.

Eficaz contra herpes

Por fim, um dos efeitos menos conhecidos da babosa é sua eficácia no tratamento da herpes simples. Entretanto, é altamente recomendável que não aplique a planta diretamente na ferida, pois sua casca pode ser nociva à pele.

continua depois da publicidade

Atenção: este artigo tem apenas cunho informativo e de entretenimento. Para saber mais detalhadamente sobre o uso da Aloe Vera no corpo, procure um especialista na área e ajuda médica especializada.