5 maneiras simples de recuperar sua pele após queimaduras do sol

A exposição inadequada à luz solar pode causar as temidas queimaduras solares na pele, veja como tratá-las corretamente a seguir.

Hoje estamos cada vez mais conscientes de como o sol é prejudicial e como é importante nos protegermos dos raios solares. Contudo, muitas vezes, ainda vemos pessoas com queimaduras na pele.

continua depois da publicidade

Uma queimadura é uma lesão tecidual geralmente causada por calor, produtos químicos, eletricidade, exposição à luz solar ou radiação. As queimaduras mais leves ou de primeiro grau são aquelas que atingem a primeira camada da pele, a epiderme.

Os sintomas principais são dor, vermelhidão e aumento de sensibilidade. Normalmente, as queimaduras solares são de primeiro grau. A seguir, vamos dar algumas dicas para saber como tratar corretamente esse problema.

continua depois da publicidade

Como ocorrem as queimaduras do sol?

A exposição excessiva aos raios solares pode causar queimaduras, que são a reação visível da pele à exposição à radiação ultravioleta (UV).

Desse modo, a queimadura solar ocorre quando ultrapassamos o tempo máximo de exposição ao sol, durante o qual a melanina (pigmento natural da pele) pode nos proteger.

Além das queimaduras que aparecem algumas horas após ficarmos no sol, os raios ultravioleta podem inicialmente causar danos invisíveis à pele e que se acumulam com o passar dos anos.

continua depois da publicidade

Isso resulta no que os especialistas chamam de queimaduras múltiplas que fazem o maior órgão do corpo envelhecer prematuramente, podendo, inclusive, levar ao câncer de pele.

5 dicas para ajudar a tratar esse tipo de queimadura

  1. Hidrate-se: aposte na hidratação, tanto na pele como na ingestão de líquidos;
  2. Evite a exposição ao sol, até que a pele se regenere;
  3. Lave com água fria: uma vez em casa, tome banho com água fria, mas sem sabão, ou aplique compressas frias diretamente na queimadura. Aplicar com leves toques, sem esfregar, para não levantar a pele.
  4. Se aparecerem bolhas, não as estoure; além disso, nunca puxe a pele que descama com o passar dos dias;
  5. Por fim, use roupas soltas de algodão para não irritar mais a pele. E em casos de queimaduras mais graves, consulte um médico.