O soro caseiro é uma mistura de três ingredientes simples: água, sal e açúcar. É muito útil para auxiliar no tratamento ou prevenção da desidratação em pessoas com quadros que envolvam diarréia e/ou vômito.
Essa receita é muito importante e pode ajudar nas situações que explicamos acima, mas devido aos recorrentes erros de dosagem, e por possuir apenas cloreto de sódio e glicose, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar o uso de soluções de reidratação oral.
Elas podem ser adquiridas em farmácias, ou pegas gratuitamente em unidades de saúde ou farmácias populares. O mais importante é nunca achar que um quadro de vômito e/ou diarreia é algo normal. Sempre procure um médico para a situação ser corretamente avaliada e os riscos diminuídos.
Como fazer com a colher padrão
- Dirigir-se a qualquer posto de saúde e requisitar a colher padrão disponibilizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF);
- 200 mililitros de água fervida, mineral ou filtrada;
- 2 medidas de açúcar do lado maior da colher;
- 1 medida do lado menor de sal.
Como fazer caso não tenha a colher
- 1 litro de água fervida, mineral ou filtrada;
2 colheres rasas (sopa) de açúcar (caso tenha uma balança, isso equivale a 20 gramas);
1 colher (café) de sal (equivalente a 3.5 gramas).
É muito importante seguir essas medidas, pois elas refletem a perda de água e sais minerais que ocorrem durante situações de vômito e diarreia.
Como tomar (algumas sugestões)
- 1 colher (sobremesa) a cada 2 minutos, para consumir um copo por hora;
2 mililitros por quilo a cada episódio de vômito;
10 mililitros por quilo a cada episódio de diarreia.
Recomenda-se, para crianças, 50 mililitros por quilo a cada 4 horas.