A hortelã é uma planta com muitas propriedades medicinais, além de ser utilizada em sucos, sorvetes e diversas receitas. Entre os benefícios encontrados na hortelã, destacam-se as funções analgésicas, anti-gripais, digestivas e outras. Os efeitos calmantes da hortelã são outra fonte especial que provoca nosso bem estar. Através da subtração de mentol extraído de seu óleo, é possível fazer uma série de medicamentos naturais.
Existem no mercado diversos óleos essenciais à base da hortelã, cápsulas, cosméticos, além das famosas balinhas. No âmbito de nossa saúde, há diversas funcionalidades da hortelã que são incontestavelmente eficazes e nos proporcionam muitos benefícios. Veja em quais situações a hortelã é indicada para alguns casos:
- Ajuda no alívio de gases intestinais. Isso porque possui efeito antiespasmódico, o que faz diminuir cólicas intestinais;
- Atua diretamente nas alterações digestivas e possui forte poder antiemético, fazendo reduzir náuseas e vômitos;
- Atua diretamente na facilitação do trato digestivo, o que provoca uma redução de azia;
- Combate sintomas de febre, sobretudo ao ser combinada com gengibre;
- Muito utilizada como analgésico devido sua função vasodilatadora que reduz a pressão sanguínea que causa dores de cabeça;
- Seu efeito tranquilizante combate sintomas de ansiedade, estresse e agitação;
- Também é utilizada como antisséptico, o que faz com que bactérias e amebas sejam combatidas no trato digestivo.
Saiba como fazer o chá de hortelã
A hortelã é muito encontrada nas residências e em casas comerciais. Geralmente, as folhas ainda em in natura. Caso não encontre as folhinhas verdes da hortelã ,não tem problema algum, pois elas são vendidas secas e também oferecem as propriedades necessárias para o chá.
Para fazer o chá com as folhas verdes (in natura), basta ferver de 5 a 6 folhinhas em 1 copo americano de água. Procure proporcionar a fervura em fogo baixo por cerca de 3 minutos. Após retirar do fogo, deixe esfriar um pouco e passe numa peneira para escoar somente o líquido sem as folhas.
Para quem tiver folhas secas, basta colocar três colheres de folhas secas em 250 ml de água fervente e deixar abafado por alguns minutinhos.