A canela chegou ao Brasil graças aos portugueses, que a adotaram em sua culinária ao tomarem conhecimento da especiaria na Índia. Originária do Sri Lanka, ela é a raspa de árvores da família das Cinnamomeus e recebe o nome canela, em português derivado, porque é derivado do latim. O nome significa cubos e cilindros.
Facilmente encontrada nos comércios, seja em pau-de-canela ou em pó, esta especiaria é um forte aliado na saúde humana. Ela possui benefícios importantes em nossa saúde.
Ajuda a controlar diabetes
Devido ao fato de possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a canela é responsável por proteger as células presentes no pâncreas, fazendo com que o hormônio insulina funcione melhor.
Desse modo, promove uma segurança para o organismo evitar resistência a insulina e diabetes.
Controla o colesterol
Estudos já confirmaram que a canela é capaz de controlar casos de colesterol alto. Isso porque as funções antioxidantes e anti-inflamatórias são capazes de controlar o aumento de nível.
A suposição por conta desses elementos ainda é motivo de estudos, mas o que se sabe de concreto é que os resultados em pessoas com colesterol alto foram positivos.
Combate ao resfriado
Pessoas com sintomas de resfriado podem optar pelo uso do chá de canela, preferencialmente em sua forma original. Ou seja, os pauzinhos, que conseguem expelir o máximo de suas propriedades quando bem fervidos.
Os motivos para uma reação positiva em quem está resfriado é que a canela possui uma função imunomoduladora, melhorando a resposta do organismo contra o vírus de gripe. Ela estimula o sistema imunológico.
Ajuda no emagrecimento
O chá de canela é recomendado para quem busca perda de peso, haja vista que possui cinamaldeído, uma propriedade que atua no estímulo do aumento do metabolismo.
Assim, o corpo passa a queimar o excesso de gordura corporal e ajuda no emagrecimento.
Ajuda a melhorar a saúde bucal
Um dos benefícios pouco conhecidos da canela é quanto ao seu poder de ajudar na saúde bucal. Estudos indicam que a presença de cinamaldeído e eugenol possuem o poder de atuarem como bactericidas e, assim, previnem casos de cárie, gengivite e até o mau hálito.
Atua no controle do triglicérides
Pessoas com alto nível de triglicérides são mais propensas para quadros de diabetes e doenças coronarianas. A canela atua na redução significativa desses índices de triglicérides em nosso organismo.
Nesse caso, ainda existem muitos estudos para definir ao certo quais propriedades são responsáveis pelos resultados obtidos nas pesquisas.
Melhora a saúde mental
Por último, a canela possui propriedades antioxidantes que ajudam na prevenção dos danos causados pelos radicais livres em nossas células, que se encontram no sistema nervoso central.
Assim, promove melhoria na memória e previne doenças, como mal de Parkinson, demência e Alzheimer, além de promover um bem estar mental.