Dormir sentado, certamente, não é a melhor posição para descansar. Então, se você já passou por isso é porque o sono e a fadiga o venceram mais cedo do que o esperado. Além disso, dormir sentado por muito tempo é praticamente impossível e pode acarretar alguns riscos para a saúde.
Em primeiro lugar, não se deve adormecer assim porque a coluna não descansa e não está na posição correta. Como consequência de manter um posicionamento inadequado, você pode começar a sofrer de problemas de dores nas costas.
E não só isso, se você dorme sentado, as vértebras cervicais também serão afetadas, pois estão comprimidas causando doenças e desconforto.
Por que é tão difícil dormir sentado?
Acredita-se que a principal causa está relacionada as fases do sono, especialmente quando estamos na chamada fase “REM” (movimento rápido dos olhos).
A fase REM compõe apenas cerca de 25% do ciclo do sono e ocorre aproximadamente 70-90 minutos após adormecer, mas ocorre várias vezes ao longo da noite.
Além disso, durante o sono REM o cérebro envia sinais à medula espinhal para criar uma paralisia temporária que imobiliza os músculos. Essa “desconexão” ocorre para evitar lesões e não apenas isso, pois dentro da fase REM o cérebro pode de alguma forma se “regenerar”.
E é aí que encontramos o motivo de não conseguir dormir sentado, pois devido a essa paralisia parcial e à perda de tônus muscular que ocorre na fase REM, é difícil manter uma postura ereta das costas e do pescoço.
Evite dormir sentado
Ao fazer isso, você também evitará doenças relacionadas à má postura, dores nas costas e lesões nas articulações.
Outro ponto positivo é que dormir confortavelmente contribui para um sono de mais qualidade. E isso ajuda a diminuir a ansiedade, o estresse, as dores no corpo e muitos outros problemas.
Portanto, com um bom descanso você vai cuidar do seu corpo e da sua mente. E caso perceba sinais de qualquer doença, busque ajuda médica.