Quando assistimos a um filme norte-americano, por exemplo, e vemos algum dos personagens bebendo água da torneira, alguns de nós, brasileiros, acham estranho. Isso porque, sempre nos foi passado que não podíamos beber água da torneira, pois ela nos poderia fazer mal.
Mas, será mesmo que tomar água da torneira é prejudicial? Confira a resposta a seguir.
Tomar água da torneira é prejudicial ou não?
Em cidades em que há o tratamento de rede de água e esgoto, a água que sai da torneira é potável, portanto, ela pode ser consumida. Mas devemos nos assegurar de que a caixa d’água esteja bem limpa.
Caso não esteja, a água da torneira pode ser prejudicial, pois nela pode conter bactérias e protozoários que, por consequência, podem causar problema para a saúde.
Vale destacar, inclusive, que a água da torneira em localidades em que há o tratamento de rede de água e esgoto, faz bem para a nossa saúde, principalmente para a nossa saúde bucal. Isso porque, a água que sai da torneira possui uma quantidade de flúor suficiente a prevenção de cáries.
A presença desse elemento na água é obrigatória desde a década de 1970, justamente para reduzir a incidência de problemas bucais na população brasileira. Até é por esse motivo que em cidades onde há tratamento de rede de água e esgotos, profissionais da saúde aconselham beber água da torneira.
Além disso, o flúor presente na água da torneira tem efeito antimicrobiano e antienzimático, sendo capaz de dificultar e até mesmo eliminar a proliferação de bactérias.
Vale lembrar que nos municípios onde não há o tratamento de rede de água e esgoto, a água da torneira deve ser fervida por 15 minutos para, só então, poder ser consumida.