Durante o verão, com o aumento da temperatura, passamos a consumir alimentos e bebidas mais frios, como sorvetes, açaí, refrigerantes e frutas. Contudo, alguns desses produtos causam acidez e inchaço devido à sua composição ou à forma como são ingeridos.
Nesse sentido, a azia é comumente associada a alimentos com alto teor calórico e frituras. No entanto, existem frutas, vegetais e bebidas que também podem causar fortes episódios de queimação.
Todos eles têm em comum o fato de possuírem diferentes componentes ácidos. No entanto, consumi-los não significa que já vamos sofrer de azia.
Por si só, já existe a presença de ácidos em nosso estômago. O que causa azia é o fato de que a ingestão de muitos alimentos ácidos pode aumentar os níveis e, portanto, gerar aquela sensação de queimação e desconforto, além do inchaço. Portanto, confira os alimentos que causam esses sintomas a seguir.
3 alimentos que causam azia e inchaço
1. Brócolis
Não apenas brócolis, mas outras crucíferas, como a couve-flor, que contêm açúcares complexos (chamados de rafinose), que são indigeríveis e, portanto, produzem gases. Além disso, possuem muita fibra solúvel, que só é digerida quando chega ao intestino delgado, o que causa inchaço.
O brócolis contém muitas vitaminas, por isso não é conveniente removê-lo da dieta no verão. Mas é aconselhável não cozinhá-lo demais, pois o cozimento diminuiria bastante seus benefícios.
Se você tiver esses tipos de problemas, considere tomar um suplemento digestivo que contenha enzimas que promovem a digestão. Você também pode optar pelo iogurte grego, que tem muitos probióticos.
2. Frutas cítricas
Alimentos ácidos, como limão, laranja ou tomate, podem irritar o revestimento do estômago, causando azia e até refluxo. Se você tem esse tipo de problema, retire-os da sua alimentação temporariamente, substituindo-os por maçãs ou bananas.
3. Sorvetes
Embora pareçam apetitosos, é melhor que no verão comamos sorvetes artesanais ou caseiros antes dos industriais, pois estes costumam ter altos níveis de açúcar e gordura de difícil digestão, aumentando assim a transpiração e fazendo-nos sofrer o risco de desidratação, além de azia e inchaço.
Por fim, caso tenha dúvidas sobre outros alimentos que causam problemas digestivos e estomacais, consulte um nutricionista.