Quase todos nós esperamos a chegada do verão para viajar, sair e nos divertir. Mas para muitas pessoas que escolhem a praia como seu destino de férias, calor, sol e mar são também sinônimo de viroses.
Essas doenças podem ser causadas por mais de 200 vírus diferentes, sendo o adenovírus e o enterovírus os mais comuns e que causam gastroenterite aguda e sintomas bem conhecidos, como vômito, diarreia, dores abdominais, desidratação e febre.
Por outro lado, as viroses de inverno são geralmente causadas por um grupo de germes conhecidos como rinovírus que parecem sobreviver melhor em climas mais frios.
Por que é mais fácil pegar virose na praia?
No verão, as regiões litorâneas são destinos cobiçados pelos brasileiros. Assim, as praias lotadas podem prejudicar as condições sanitárias desses locais e facilitar a transmissão de certos vírus. Isso pode ocorrer com a ingestão de água ou alimentos contaminados.
Além disso, crianças, mulheres grávidas e pessoas que têm problemas de saúde ou tomam medicamentos que reduzem a capacidade do corpo de combater germes e doenças correm maior risco de contraírem virose.
Dicas de prevenção
Tendo conhecimento desta realidade, é necessário ter em conta as seguintes recomendações, para prevenir viroses e poder desfrutar plenamente do verão:
Lavar bem as mãos
É de extrema importância higienizar bem as mãos, com água e sabão, antes de ingerir qualquer alimento e ao retornar para casa, pois estamos sempre expostos a contaminações.
Evitar comer fora
Na praia, é melhor evitar consumir qualquer produto comestível que tenha sido exposto ao sol por muito tempo ou que não seja tratado com a higiene adequada.
Além disso, muitas vezes não sabemos como esses alimentos são manuseados e quais são as práticas de higiene. Se precisar ficar muito tempo fora de casa, é recomendável leve consigo alguns alimentos não perecíveis, de fácil consumo e devidamente higienizados.
Ter atenção redobrada com gestantes, crianças e idosos
Esses grupos são os mais predispostos a contrair virose como a gastroenterite aguda, e em alguns casos podem apresentar sintomas graves de desidratação e outras complicações. Por fim, ao observar qualquer um dos sintomas, é importante agir imediatamente e buscar atendimento médico.