O damasco provavelmente surgiu na Ásia, sendo da mesma família do pêssego, ameixa e cereja. Por não termos no Brasil uma produção considerável, o mais comum é encontrar a fruta seca ( que, ainda assim, mantém muita suculência e sabor).
Por ser rico em vitaminas A e C, além de possuir valores consideráveis de potássio e antioxidantes, esse fruto é considerado um alimento funcional. O motivo é que, além de seu valor alimentício, o damasco pode ajudar a prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.
Detalhe importante: muita gente fala que o pó das sementes de damasco é bom para a saúde. Mas cuidado. Essas sementes possuem uma substância chamada amigdalina, que, no corpo humano, é convertida em cianeto — algo extremamente venenoso. Então, segundo especialistas, se consumidas em excesso, as sementes podem ser muito perigosas para os seres humanos.
1. Auxiliar na digestão
A alta taxa de fibras ajuda na digestão ao evitar episódios de prisão de ventre e colaborar na prevenção de doenças diverticulares. Mas não é só isso: o damasco também pode auxiliar no controle do açúcar no sangue, colaborando na melhora, ou prevenção, de diabetes tipo 2.
2. Ajudar na saúde dos olhos
O damasco possui boas concentrações de vitamina A, cuja função principal é manter a córnea clara, ajudar na visão com baixa luminosidade e na lubrificação dos olhos.
Por também possuir retinol e betacaroteno, diminui os riscos de ARMD neovascular — degeneração macular que pode causar a perda da visão.
3. Evitar envelhecimento precoce
A presença de antioxidantes ajuda no combate aos radicais-livres. Essas moléculas são bastante reativas e, muitas vezes, acabam levando a pessoa a ter envelhecimento precoce e morte celular.
Dessa forma, o damasco ajuda a diminuir a quantidade desses radicais dentro do corpo e colabora para evitar alguns tipos de câncer, melhorar o sistema imunológico e até diminuir as chances de desenvolver Doença de Alzheimer e Parkinson.
Lembramos que, caso você precise fazer ajustes nutricionais, o ideal é buscar ajuda profissional e marcar uma consulta com uma nutricionista.