As variações climáticas geram efeitos impactantes em nossa saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice de umidade do ar adequado à saúde deve ser entre 50% e 80%.
Com efeito, estudos indicam que o tempo seco causa inúmeras alterações em nosso organismo que podem levar desde uma gripe até a insuficiência de alguns órgãos vitais.
Desse modo, com a baixa umidade do ar, o nosso organismo fica vulnerável a entrada de bactérias e vírus que levam ao aparecimento de diversas doenças alérgicas.
Além disso, pode causar irritação nos olhos, sangramento nasal e ressecamento da pele e das vias áreas. Confira abaixo as principais formas de reduzir os impactos causados pelo tempo seco no seu corpo:
Veja como reduzir os efeitos do tempo seco
1. Cuide da sua alimentação
Cuidar da sua alimentação reduz os efeitos do tempo seco no seu corpo. Assim, procure consumir alimentos que sejam ricos em água, como frutas e vegetais.
Além disso, evite alimentos salgados que tendem a aumentar a pressão arterial e a retenção de líquidos; e hidrate-se bastante ao longo do seu dia.
2. Mantenha a casa limpa
Durante o tempo seco, você deve manter a casa sempre limpa e arejada, para evitar a proliferação de fungos e ácaros que são prejudiciais à saúde.
Uma dica é utilizar umidificadores de ar, ou espalhar toalhas úmidas ou baldes com água pela casa para manter uma melhor qualidade do ar.
3. Evite o ressecamento das vias áreas
É importante cuidar das vias áreas para evitar a congestão nasal e outras doenças respiratórias. Dessa forma, aplique soluções de soro fisiológico nas narinas ao longo do dia e utilize nebulizadores para umidificar as vias áreas.
4. Evite lugares fechados
Os locais fechados em tempos secos aumentam o risco de disseminação de doenças respiratórias. Logo, é importante evitar aglomerações; porém, caso seja necessário estar nesses ambientes, busque se hidratar e ficar próximo a lugares com maior circulação de ar.
5. Hidrate a sua pele
Por fim, a pele é muito afetada com a baixa umidade do ar. Portanto, use diariamente hidratantes no corpo e no rosto e evite banhos com água quente.
Ao notar sinais de desidratação, sangramento e outros sintomas relacionados ao tempo seco, procure atendimento médico.