5 fatos bizarros sobre o corpo humano; o 4º é surpreendente

O corpo humano é muito complexo e, a cada ano, a ciência descobre algo novo sobre ele, o que nos faz questionar o quanto sabemos sobre nossas capas orgânicas.

O corpo humano é extraordinário. Essas máquinas complexas têm milhões de processos internos acontecendo a cada segundo que trabalham juntos para nos manter vivos e bem.

continua depois da publicidade

Desse modo, a pele pode se regenerar para curar um corte; a língua nos permite saborear o sabor picante do molho caseiro e os olhos veem tudo, desde o céu azul até pequenos grãos de areia na roupa, depois de um dia na praia.

E estas são apenas algumas das coisas incríveis que seu corpo faz por você todos os dias. Veja outros exemplos a seguir:

continua depois da publicidade

1. Produzimos toneladas de cocô durante a vida

O ser humano produz em média 150 gramas de fezes por dia, o que após toda a vida é de cerca de 4 toneladas. A evacuação líquida de uma pessoa que bebe um litro e meio de água por dia é de cerca de 540 litros de urina por ano.

2. Existem quilômetros de veias no corpo humano

Estima-se que dentro do nosso corpo tenhamos 100.000 quilômetros de veias, ou seja, duas vezes e meia a circunferência da Terra. Passam por eles mais de 5 litros de sangue (para se ter uma ideia, em um corpo de 70 kg, que é saudável, são aproximadamente 5,5 litros).

3. A quantidade de cabelos varia de acordo com a cor

O número total de cabelos na cabeça varia de acordo com a cor do cabelo. Um fato curioso é que os ruivos têm cerca de 90.000 cabelos, enquanto as pessoas de cabelos pretos têm cerca de 105.000 e as loiras podem ter até 140.000.

continua depois da publicidade

Todos os dias perdemos entre 35 e 100 cabelos do nosso couro cabeludo. Só no travesseiro, deixamos uma média de 37 fios de cabelo.

Mas não se preocupe porque uma quantidade equivalente de cabelo também é renovada todos os dias. Ao somarmos, verificamos que fabricamos em média 35 metros de cabelo diariamente.

4. É possível “viver” decapitado

Embora esses dados não tenham sido demonstrados com rigor, dado o quão antiético seria comprová-los, diz-se que, se uma pessoa for decapitada, a cabeça mostrará alguns sinais de vida por até 20 segundos.

continua depois da publicidade

Não está claro se a cabeça ainda está consciente nesses segundos, nem é possível imaginar o que ela pensa ou sente, pois não possui cordas vocais para emitir qualquer som, além do fato de que os músculos do pescoço e a respiração são necessário para poder falar.

5. Somos um mundo vivo

Os seres humanos e, em geral, a grande parte dos animais, são um verdadeiro mundo vivo para bilhões de microrganismos. Em um nível microscópico, o número de células e bactérias que habitam nosso corpo é muito alto.

Estima-se que existam entre 10 e 50 bilhões de células no corpo e que aproximadamente trezentos milhões morram a cada 60 segundos.

continua depois da publicidade

Cerca de 32 milhões de bactérias vivem em cada centímetro de pele, a grande maioria das quais, cerca de 95%, são inofensivas. Quanto à boca, podem ser encontradas até 40 mil bactérias. Na verdade, quando não nos beijamos, espalhamos mais de 280 tipos diferentes de bactérias.

São tantas as bactérias que vivem em nós que, se todas fossem coletadas e colocadas em uma sacola, pesariam mais dois quilos.