Muita gente não sabe, mas o pós-treino é tão importante quanto o treino em si. Ter conhecimento sobre o que fazer após a rotina regular de exercícios ou após uma atividade direcionada é essencial para atingir a meta estabelecida e evitar lesões.
Dito isso, existem alguns erros comuns que as pessoas cometem após sua série de exercícios, veja alguns deles a seguir:
1. Ficar muito tempo sem comer
Um dos principais erros que podemos cometer no final de nosso treino é demorar para comer. Ao fazer isso, estamos dificultando a recuperação de nossos depósitos de energia e, consequentemente, retardando nossa fase de recuperação. Assim, inevitavelmente, nosso desempenho esportivo será reduzido.
A principal forma que temos de facilitar esta recuperação, depois de terminar a nossa sessão, será comer alimentos de rápida absorção. Desse modo, devemos sempre garantir que este tempo pós-treino não exceda 30 minutos.
2. Não trocar de roupa
Pode parecer irrelevante, mas cada minuto que você passa com suas roupas suadas será tentadora a possibilidade de pegar uma doença ou, pior ainda, ficar com espinhas por todo o corpo.
Sair com roupas molhadas faz com que as bactérias se agarrem ao seu corpo e pode causar resfriado. Por isso, é essencial que você troque de roupa, meias e sapatos após o treino.
Tomar banho também é essencial, pois promove uma boa circulação que ajuda o processo de recuperação do seu corpo depois dos exercícios.
3. Comer alimentos calóricos como recompensa
Outro dos erros mais frequentes que costumam ser cometidos depois de terminar um dia de treino intenso é comer demais, como “recompensa” pelo esforço realizado, sendo pior ainda, se esses alimentos forem processados.
A alimentação pós treino deve sim ser mais abundante em termos de calorias. No entanto, isso não significa que não deva ser feito de forma controlada e com distribuição ótima e equilibrada de macronutrientes, tanto para a recuperação dos depósitos energéticos quanto para a regeneração muscular.
4. Parar abruptamente
Esse é outro grande erro pós-treino. Você não pode interromper imediatamente a atividade do seu corpo, mesmo que esteja muito cansado.
É preciso reduzir o ritmo aos poucos com atividades leves (andar na esteira, por exemplo) para dar tempo de seu corpo se recuperar e manter seu sangue em movimento. Isso é essencial como um mecanismo de reabastecimento do corpo.
5. Não se hidratar
Sempre temos que ir à prática esportiva previamente hidratados, aliás, quando a sede aparece já existe um certo grau de desidratação no corpo. Além disso, a má hidratação, antes e depois do treino, também está relacionada ao risco de lesão.
Para um acompanhamento correto e para evitar cometer esses e outros erros, busque orientação de um especialista.