O chá de hibisco é muito conhecido por auxiliar no emagrecimento, mas ele proporciona vários outros benefícios à nossa saúde. Rico em vitaminas e minerais que relaxam a mente e o corpo, esse chá também reduz os sintomas de depressão e ansiedade.
Outro benefício é que, por ser uma fonte de antioxidantes, o chá de hibisco auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim e protege o organismo contra doenças do coração. Os antioxidantes também ajudam a combater a ação dos radicais livre no corpo, prevenindo doenças, como o câncer, e retardando o envelhecimento da pele.
Além disso, são os antioxidantes do chá de hibisco os responsáveis por um dos mais conhecidos benefícios da bebida, que é a contribuição no processo de emagrecimento.
Alguns estudos indicam que o chá de hibisco é capaz de reduzir a criação de células de gordura, ou seja, ele evita o acúmulo de gordura no corpo, graças aos seus antioxidantes, os flavonoides e antocianinas.
Ao diminuir a criação de células de gordura, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris. Além disso, o hibisco bloqueia a produção de amilase, enzima responsável por transformar o amido em açúcar.
Vale notar, no entanto, que para que o chá de hibisco seja efetivo no processo de emagrecimento é importante aliar o seu consumo a um plano alimentar equilibrado, além da prática regular de atividade física.
Há ainda outros benefícios do chá de hibisco como o controle da pressão arterial, auxílio na digestão, evita a retenção de líquidos e melhora a saúde do fígado. A bebida ainda alivia os sintomas menstruais e da TPM.
Agora que você já conheceu os principais benefícios do chá de hibisco, chegou a hora de você saber como preparar a bebida. Confira os ingredientes e o modo de preparo abaixo.
Chá de hibisco
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de flores de hibisco desidratadas;
- 400 ml de água.
Modo de preparo
Adicione as flores de hibisco desidratadas na água fervendo e deixe em infusão por cerca de cinco minutos. Após isso, coe e beba o chá ainda morno.
Riscos e contraindicações
Apesar dos benefícios do chá de hibisco para a nossa saúde, é preciso ficar atento aos riscos e contraindicações da bebida antes de consumi-la.
Por exemplo, o chá de hibisco reduz os níveis de estrogênio no organismo, por conta disso, ele não é indicado para pessoas que fazem terapia de reposição hormonal (TRH) ou que tomam pílulas anticoncepcionais.
Além disso, ele altera a fertilidade, já que inibe a ovulação temporariamente. O seu consumo não é recomendado durante a gestação ou para lactantes, por haver uma alteração no equilíbrio hormonal e o chá de hibisco atuar sobre a musculatura do útero, podendo causar um aborto, sem falar nos riscos de mutações genéticos.
O consumo de chá de hibisco deve ser evitado durante à noite, para que a qualidade do sono não diminua. Pela sua ação diurética, o chá de hibisco causa eliminação contínua de potássio e outros eletrólitos, por isso o seu consumo não é recomendado para pessoas com doenças cardíacas grave, que necessitam de níveis adequados desse mineral.
Quando consumido em excesso, o chá de hibisco pode causar dor de cabeça, náuseas, hipotensão, câimbras e problemas relacionados ao fígado. Além disso, assim como ocorre com outros chás de ervas, a bebida pode interferir na eficácia de alguns medicamentos, especialmente dos anti-hipertensivos e do paracetamol.
Assim, antes de consumir o chá de hibisco, o ideal é consultar um médico.