Beber para comemorar é uma tradição milenar, e o Carnaval é uma das provas concretas desse fato. O problema é que o álcool é uma substância hepatotóxica que pode até proporcionar bons momentos durante o consumo, mas que costuma cobrar um preço caro através da tradicional e temida ressaca.
Se você exagerou nas doses, se caiu de boca numa piscina de cerveja e, para fechar o pacote, tomou aqueles shots de tequila, a gente sabe muito bem que a situação no dia seguinte não está das melhores. Aprenda algumas dicas para diminuir os terríveis sintomas da ressaca:
Beba bastante água
O álcool tem efeito diurético e provoca desidratação, por isso é importante que você não se esqueça de tomar água quando estiver de ressaca. Vale chá e suco também, viu?
Faça refeições mais leves
Nada de ir para um rodízio na churrascaria. Para ajudar seu corpo a se recuperar depois de uma bebedeira, mantenha uma alimentação mais leve, com pouco açúcar e pouca gordura, e aposte em saladas, canjas, frutas e carnes magras.
Não se automedique
Apesar de alguns medicamentos serem indicados para o tratamento da ressaca, a verdade é que eles não fazem milagre e o que ajuda mesmo é esperar o tempo passar.
Deixe o café para depois
Bebidas com altos níveis de cafeína podem atrapalhar a recuperação do organismo durante a ressaca. Deixe o cafezinho para mais tarde ou, se não conseguir ficar sem, tome com moderação.
Descanse
Durante a ressaca o corpo trabalha para eliminar as toxinas e voltar a funcionar normalmente, o que pode demorar até 72 horas. Por isso, descanse, não faça treinos físicos pesados demais e durma bem.
Viu só? Não tem muito segredo quando o assunto é ressaca. Lembre-se de todo esse sofrimento da próxima vez que decidir botar o pé na jaca e tente sempre intercalar um copo de bebida com um de água, pois isso diminui bastante os sintomas da ressaca.
Importante dizer que, em casos extremos, é fundamental buscar atendimento médico. Lembre-se também de que bebida e direção não combinam.