Duas palavras são muito comuns em nosso cotidiano: estresse e insônia. Na maioria das vezes, a insônia é fruto do nosso estresse. Cada vez mais tem aumentado o número de pessoas que sofrem com o estresse e com a insônia. Vamos te ajudar com algumas dicas de chás que são naturais e podem auxiliar a amenizar os sintomas, oferecendo mais qualidade de vida.
É necessário frisar que existe a necessidade de manter o hábito constante de tomar esses chás. Até porque o organismo vai responder gradativamente os efeitos que eles provocam em nosso corpo. São quatro chás poderosíssimos que te proporcionarão um controle maior do estresse e da insônia.
Embora esses remédios caseiros sejam eficazes, é importante frisar que, em casos mais extremos de estresse e insônia, o melhor a se fazer é procurar uma ajuda médica. Uma boa noite de sono é rejuvenescedor e nos proporciona o ganho de energia necessário para solucionarmos os problemas que provocam estresse.
Chá de camomila
De muito já sabemos que essa florzinha que se assemelha a uma margarida. Ela é poderosíssima para nos acalmar. A ciência comprova isso por intermédio de uma substância presente em sua composição, que é o flavonoide. Ele possui efeito calmante e sedativo, ligando-se a receptores no cérebro e promove um estado de serenidade.
Para combater a insônia e o cansaço mental, é um dos remédios naturais mais indicados. Quem costuma fazer um jantar noturno antes de dormir, a camomila se destaca por ser excelente digestivo. Portanto, sempre após a refeição noturna tomar um chazinho de camomila lhe fará bem.
Chá de alecrim
O alecrim é uma fonte de vitaminas como A e C, tendo forte presença também de minerais. Esse chá é muito utilizado como antidepressivo natural. Pessoas com alto nível de estresse acabam controlando esse impulso por meio do chá de alecrim.
Sua atuação direta no sistema nervoso central ajuda a combater o estresse e a ansiedade de forma muito eficaz. Também é muito útil para aliviar aquela sensação que temos de cansaço em nosso corpo. Após ingerir um chá de alecrim, você conseguirá dormir melhor e acordará muito mais disposto.
Chá de erva-cidreira
Seus compostos flavonoides e fenólicos são os melhores aliados para atuarem em nosso organismo como calmantes e sedativos. Existe um composto chamado de ácido rosmarínico no chá de erva-cidreira que promove as atividades de neurotransmissores em nosso cérebro.
Um exemplo é o neurotransmissor chamado de GABA que atua diretamente no sistema nervoso central, o que faz com que o corpo mantenha uma sensação de relaxamento. Sua função faz reduzir nossa adrenalina e nos tirar sintomas como nervosismo e excesso de agitação.
Valeriana
Deixamos a valeriana por último e não por ser menos importante, mas, talvez, contenha uma das substâncias mais poderosas no combate à insônia e estresse. Pessoas com sintomas de insônia, ansiedade e até de algumas fobias são muito bem tratadas pela valeriana.
Já existem vários remédios naturais e sem contraindicação que foram feitos a partir da valeriana. A presença de ácido valeriânico é capaz de reduzir bastante os desgastes dos neurotransmissores GABA e contribuem para uma ação mais eficaz no sistema nervoso central.