Para aprender como saber se a maçã está crocante e realmente boa para consumo deve-se observar alguns aspectos externos da fruta. Neste sentido, essa informação é fundamental para o momento da compra em feiras ou supermercado, mas também no preparo de receitas para que o alimento não fique comprometido pelo estado da maçã.
No geral, a maçã é definido como um pseudofruto pomáceo da macieira. Estima-se que a produção anual de maçãs no mundo é de 77 milhões de toneladas, pois a fruta tem consumo médio per capita anual próximo aos 10 quilos. Saiba mais a seguir:
Como saber se a maçã está crocante e boa para consumo?
Para saber se a maçã está boa para consumo deve-se observar o aspecto físico da fruta. Sobretudo, ela não deve ter manchas marrons ou uma tonalidade amarelada. No geral, quanto mais pesada for a fruta, maiores são as chances dela estar suculentas, pois a concentração de sucos naturais da fruta também é maior.
Comumente, a presença de manchas na casca significa que as frutas oxidaram rapidamente e amadureceram além do ponto indicado para consumo do alimento. No caso da maçã verde, por exemplo, deve-se observar se ela está com um tom mais amarelo do que esverdeado, porque esse é o principal indicativo do estado de maturação.
Por outro lado, a maçã vermelha tende a ficar mais escura e amarronzada quando entra em estado de oxidação. Além disso, deve-se observar a textura da casca de ambos tipos da fruta, pois caso esteja enrugada ela não é indicada para consumo.
Nessas situações, é comum que a parte interna esteja comprometida. Ainda assim, é possível aproveitá-la em receitas caso o estado de amadurecimento não esteja avançado. Sendo assim, pode-se complementar os sucos naturais com pedaços da maçã, ou até mesmo utilizá-las no preparo de massas e bolos.