A frutose é um tipo de açúcar muito comum em frutas, mas também aparece em alguns cereais e produtos industrializados. Pessoas que possuem intolerância à frutose podem apresentar sintomas diversos como náusea, diarreia, sudorese, entre outros. O cardápio de uma pessoa com intolerância a frutose deve ser montado sob a prescrição de um nutricionista, ressaltando que nossas dicas se restringem a informar quais alimentos possuem menor quantidade deste tipo de açúcar.
Como não existe um tratamento específico para esse tipo de intolerância, a única forma de evitar os sintomas é consumir alimentos com baixo teor de frutose. Nesse sentido, existem muitos vegetais e até frutas com pouco ou quase nada desse açúcar natural.
Nossa lista é formada por diversos alimentos, mas reforçamos mais uma vez que essas informações podem variar de uma pessoa para outra, dependendo das reações de cada organismo. Reforçamos que o mais indicado é procurar a ajuda de um nutricionista.
Alimentos com baixo teor de frutose
- Produtos lácteos: leite, manteiga, queijo, iogurte natural;
- Cereais: aveia, trigo, cevada, arroz, tapioca, centeio;
- Bebidas: chá, café, água, bebidas à base de cacau;
- Temperos: ervas aromáticas, sal, vinagre;
- Proteínas animais: carnes bovina, suína, frango, caprinos.
Alguns frutos secos e sementes também podem ser consumidos por pessoas que possuem intolerância à frutose.
De igual modo, existem os alimentos que devem ser evitados, sendo eles frutas, geleias, doces à base de frutas, açúcar de mesa, batata-doce, nabo, sorvetes comerciais, iogurtes à base de frutas, farinha de soja, grão-de-bico, tomate, cenoura, produtos industrializados que contenham frutose, milho, soja, entre outros.