Creatina: O que é, para que serve e quais são os benefícios

Esse suplemento pode melhorar consideravelmente o desempenho físico, pois ajuda a reduzir a fadiga, favorece o aumento da massa muscular e, consequentemente, previne lesões.

Entre as dezenas de suplementos esportivos existentes, a creatina é sem dúvida um dos mais conhecidos, pois é uma das substâncias mais estudadas e documentadas tanto em termos de segurança como de eficácia.

continua depois da publicidade

A creatina é uma substância encontrada naturalmente no corpo e que é derivada dos aminoácidos metionina, arginina e glicina. Nosso organismo é capaz de sintetizar aproximadamente um grama dela por dia, graças ao nosso fígado, pâncreas e rins.

No entanto, essa quantidade não está próxima da dose que devemos consumir externamente para notar um verdadeiro efeito ergogênico.

continua depois da publicidade

Para que serve a creatina?

A creatina é praticamente um substrato energético que participa dos processos de obtenção de energia ao se unir a moléculas individuais de fósforo, dando origem à fosfocreatina.

Em suma, nosso corpo precisa da quebra de ATP para obter energia. O ATP ou trifosfato de adenosina é composto de fósforo e quando se quebra perde parte desse fósforo. As moléculas de fosfocreatina são capazes de fornecer o fósforo perdido e reiniciar o ciclo de obtenção de energia.

Com efeito, a creatina pode atuar como “combustível” e retardar a fadiga que nossos músculos experimentam quando se contraem durante o exercício, especialmente se estamos falando de esforços muito intensos e de curto prazo, como quando levantamos peso.

continua depois da publicidade

Quais são os benefícios da creatina?

1. Aumento de energia

Como lido acima, a creatina aumenta os estoques de fosfocreatina muscular quando os estoques de ATP estão esgotados. Quando praticamos esportes, o ATP se decompõe para produzir essa energia e chega uma hora que ela acaba.

Assim, o que a creatina faz é aumentar as reservas de fosfocreatina para que o ATP continue sendo produzido e assim os músculos continuem realizando sua função.

2. Aumento de massa muscular

A creatina também ajuda na formação de novas fibras musculares, o que a torna o suplemento perfeito para ganhar massa muscular.

continua depois da publicidade

3. Melhora o desempenho nos esportes

Isso se deve ao aumento da produção de ATP, portanto há um aumento de força no treinamento, além do aperfeiçoamento em esportes de resistência e na recuperação muscular.

Quem pode tomar creatina?

A creatina é um suplemento tanto para atletas quanto para quem está iniciando no mundo dos esportes. Entretanto, é importante que a introdução desse suplemento na sua dieta seja recomendada e acompanhada por um nutricionista.