2 temperos deliciosos que podem substituir o sal nas suas receitas

O sal é um produto essencial na cozinha, usado para dar sabor aos alimentos, mas consumi-lo em excesso pode lhe trazer problemas de saúde.

Dos sabores básicos, o sal é um dos mais comuns, presente em nossas refeições diárias. Inclusive, o sódio contido no sal comum (cloreto de sódio) é um dos elementos essenciais para o bom funcionamento do organismo.

continua depois da publicidade

Além disso, é um mineral envolvido no processo de hidratação e que também desempenha um papel importante na função nervosa e muscular, bem como na manutenção da pressão arterial.

Desse modo, a chave para manter o sal na dieta é o consumo moderado, aliás, a Organização Mundial da Saúde recomenda que a população em geral não exceda 5 gramas de sal por dia (ou seja, 2 gramas de sódio por pessoa no consumo diário).

continua depois da publicidade

No entanto, se você quer evitar usar esse produto em sua comida, veja abaixo dois temperos que são os substitutos perfeitos do sal:

1. Alho, cebola e cebolinha

Algumas pessoas não gostam de seu sabor forte, no entanto, alho, cebolinha e cebola são ótimas maneiras de adicionar sabor aos seus pratos sem adicionar sal.

Se você os digerir bem, use-os crus em suas saladas. Mas, no geral, esse tempero vai bem em todas as outras preparações, como ensopados de legumes, molho de tomate caseiro, pratos com carne.

continua depois da publicidade

2. Especiarias

A razão pela qual o sal é tão essencial na cozinha é porque ele atua como um intensificador de sabor dos alimentos. Felizmente, este também é o caso de outros condimentos, como especiarias.

Para realçar o sabor de um prato, muitas vezes pensamos em pimenta, cominho, páprica, curry e gengibre. Contudo, o truque mais eficaz para substituir o sal é usar não apenas um tempero, mas uma mistura de especiarias e ervas aromáticas.

Vale lembrar que hipertensão, osteoporose, insuficiência renal, retenção de líquidos e aumento do risco de doenças cardiovasculares são algumas das consequências associadas ao consumo excessivo de sal.

continua depois da publicidade

Por fim, em caso de dúvidas sobre a exclusão do sal da sua alimentação, consulte um nutricionista.