Veja o que a Ciência tem a dizer sobre pesadelos recorrentes

Muitas pessoas, ao longo de sua vida, sofrem com pesadelos recorrentes. Felizmente, há uma explicação científica para esse fenômeno.

É bastante comum que, após acordar assustado de um pesadelo, as pessoas procuram significado destes sonhos na internet. No entanto, para a ciência, os pesadelos constantes podem dizer muito sobre o nosso bem-estar psicológico.

continua depois da publicidade

Em suma, através dos resultados obtidos por pesquisas, os pesadelos recorrentes podem indicar que você possui frustrações psicológicas que não foram curadas. Entenda mais sobre esse assunto a seguir.

O que a ciência diz sobre os pesadelos?

Segundo pesquisadores, os nossos sonhos estão diretamente ligados às experiências diárias de cada pessoa e inclusive, são capazes de revelar as necessidades psicológicas em relação a situações satisfatórias ou que foram frustradas.

continua depois da publicidade

Os pesadelos, que são angustiantes e por vezes causam insônia, se tornam ainda piores quando são recorrentes. Nesses casos, quando a frequência é constante, os sonhos ruins podem indicar que você possui experiências cotidianas mal resolvidas.

Muitos estudos já foram realizados para entender como sonhamos, e os mais recentes e atualizados sugerem que os eventos do nosso dia a dia são processados durante o sono. Assim, os pesadelos, são resultantes de uma tentativa do nosso cérebro em absorver e dar sentido às experiências desafiadoras e preocupações enfrentadas no cotidiano.

Pesadelos e emoções negativas

Através de um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Cardiff, que investigou os pesadelos recorrentes, foi observado que estes indicam uma necessidade psicológica, no campo individual ou social, não realizada pelo sonhador. O resultado da investigação foi publicada no site IFL Science.

continua depois da publicidade

Desse modo, firma-se o posicionamento de que as frustrações diárias desempenham um papel central que está diretamente ligado às emoções dos sonhos negativos.

Ficou evidente pelo resultado da pesquisa realizada que os pesadelos se tratam de decepções psicológicas cotidianas que acabam refletindo em sonhos assustadores, ou até mesmo tristes.

Por fim, para evitar que sua vida seja afetada de forma negativa, até mesmo enquanto estiver dormindo, é preciso buscar enfrentar seus medos. Isso porque, ao atender suas necessidades psicológicas, você evita que estas atuem de forma negativa e recorrente nos seus sonhos. Fazer terapia é sempre uma ótima ideia.

continua depois da publicidade