O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, foi instaurado para alertar a população a respeito da doença que, só no Brasil, afeta aproximadamente 17 milhões de pessoas adultas, com idades entre 20 e 79 anos.
Nosso país ocupa o quinto lugar no ranking mundial de nações com pessoas diabéticas. Ficamos atrás apenas dos EUA, da China, da Índia e do Paquistão.
O diabetes é uma doença silenciosa, que pode demorar para apresentar sintomas, por isso é muito comum que as pessoas com diabetes nem tenham noção de que deveriam fazer o tratamento.
O que é o diabetes?
A doença é causada quando o pâncreas não consegue produzir insulina e outros hormônios que regulam os níveis de glicose no sangue. No caso do diabetes mellitus, o organismo do paciente sofre por não ter níveis suficientes de insulina ou por não conseguir fazer com que o hormônio aja de forma adequada.
Entre os fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento da doença está a obesidade, mas o diabetes também tem influência genética e pode se desenvolver em pessoas com peso considerado saudável.
O controle da doença envolve diversos profissionais, como médico endocrinologista, nutricionista, dentista, fisioterapeuta e profissional de educação física. A realização de exames de sangue com frequência é necessária para detectar a doença o quanto antes.
Sintomas do diabetes
Existem alguns sinais que podem indicar que a pessoa está desenvolvendo a doença. Entre eles, estão:
- Fome constante;
- Sede em excesso;
- Vontade de fazer xixi constantemente;
- Perda de peso;
- Fadiga;
- Sensação de fraqueza;
- Visão turva;
- Dificuldade de cicatrização de feridas.
Para diminuir as chances de desenvolver a doença, é preciso manter bons hábitos de vida, como ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, ter um bom sono e abandonar hábitos nocivos, como o tabagismo.