Dentro da nossa rotina de skincare existem certos hábitos que podem estar piorando a oleosidade da pele. Além das alterações hormonais relacionadas à adolescência, outros fatores favorecem a secreção de sebo, principalmente a hereditariedade ou o ambiente. O calor e a umidade são, por exemplo, agentes agravantes.
Em suma, a pele oleosa é principalmente brilhante e mais espessa. Também é caracterizada por poros dilatados e cravos localizados na linha média da face ou zona T, ou seja, testa, nariz e queixo. Além disso, pode ser acompanhada de espinhas brancas ou vermelhas e acne.
Portanto, se você tem pele oleosa, não cometa esses erros:
1. Limpeza excessiva
As pessoas com pele oleosa devem prestar atenção especial à sua rotina de limpeza. No entanto, você também não deve ficar muito obcecado.
Acima de tudo, você não deve cometer o erro de usar produtos de skincare muito agressivos, pois a única coisa que você conseguirá é que sua pele produza mais óleo. O melhor é que você opte por produtos matificantes e sem álcool.
2. Não hidratar
Normalmente esse é um erro cometido por pessoas com pele oleosa, mista e acneica, pois pensam que isso fará com que apareçam ainda mais espinhas ou deixe a pele mais oleosa, mas não é.
A hidratação diária é essencial para reforçar a barreira cutânea. Claro, desde que você use o hidratante certo para o seu tipo de pele.
3. Abusar ou não usar esfoliantes
Neste caso o erro encontra-se nos extremos. Peles oleosas e mistas, principalmente, precisam esfoliar para manter os poros limpos, sem abusar deles que podem causar irritação.
Desse modo, é preciso encontrar um equilíbrio, fazer uma ou duas vezes por semana e sempre escolher esfoliantes adequados ao seu tipo de pele.
4. Não seguir a ordem correta de aplicação dos cosméticos
Ao contrário da multiplicação, a ordem dos fatores altera e muito o resultado. Assim, tenha em mente a finalidade e a textura do cosmético, geralmente os mais leves são os primeiros. Além disso, não esqueça de usar sempre o protetor solar, também adequado ao seu tipo de pele.
5. Aplicar uma grande quantidade de produto
Este é um dos erros mais comuns, e pode saturar a pele e causar acne cosmética devido à obstrução dos poros. Então, lembre-se que os benefícios não são multiplicados se você aplicar mais quantidade. A quantidade certa depende de cada produto, já que uns espalham mais que outros.
Por fim, observe que se o problema de oleosidade persistir, mesmo adotando bons hábitos de limpeza da pele, procure um dermatologista.