5 coisas incríveis que você não sabia que o seu cérebro pode fazer

O cérebro é o órgão mais fascinante do corpo humano e continua sendo um dos maiores mistérios da biologia, por isso veja alguns fatos incríveis sobre ele.

O cérebro é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo e pode-se dizer que é o centro de comandos do nosso corpo. Desse modo, ele é responsável por nossos pensamentos, memória, linguagem e até mesmo nossas emoções.

continua depois da publicidade

Sendo um dos órgãos mais complexos do corpo humano, o cérebro faz parte do Sistema Nervoso Central, pesa pouco mais de um quilo e meio (representando apenas 2% do peso total do corpo) e recebe aproximadamente 25% do sangue total bombeado pelo motor do nosso corpo, o coração.

Além disso, o cérebro é protegido pelo crânio e por um líquido cefalorraquidiano claro, que previne condições físicas e imunológicas. Aqui estão algumas coisas incríveis sobre o cérebro e que você provavelmente não sabia.

continua depois da publicidade

1. É a parte mais quente do corpo

O corpo humano possui uma temperatura média de 37ºC, mas o cérebro é ainda 2,5ºC mais quente podendo chegar até 40 graus Celsius.

2. O cérebro não sente dor

O cérebro é o único órgão do corpo sem receptores de dor. É paradoxal, pois se encarrega de processar os sinais de dor de todas as outras partes do corpo.

3. Sua estrutura muda ao longo da vida

O cérebro de uma criança, um adolescente, um adulto e um idoso não são os mesmos. Em outras palavras, este órgão se renova e muda sua estrutura dependendo da idade da pessoa.

continua depois da publicidade

4. Possui mais de 10.000 tipos diferentes de neurônios

Nem todos os neurônios são iguais. Na verdade, existem mais de 10.000 tipos diferentes no cérebro, cada um especializado em uma função específica.

5. Pode continuar a funcionar sem algumas de suas partes

A adaptabilidade do cérebro é incrível. Podemos perder algumas de suas partes e sua atividade não é afetada, pois compensa a perda. Há casos de pessoas que perderam quase metade do cérebro devido a um acidente e que, apesar disso, sobreviveram.