Um acidente, lesão ou doença podem levar-nos a passar semanas ou até meses em repouso, quase sem nos mexermos.
Felizmente, o corpo e nossos músculos têm a memória para se curar novamente. Assim, após uma pausa, podemos retomar a atividade física e recuperar o tônus muscular em menos tempo do que imaginamos.
De fato, um estudo da Universidade de Kentucky mostrou como os músculos têm uma memória molecular, o que os ajuda a se recuperar rapidamente de longas pausas.
O que é memória muscular?
Memória muscular se refere à capacidade dos músculos de recuperar o desempenho perdido em um período de inatividade para realizar uma ação específica de maneira muito mais eficiente.
Devido a isso, o papel que essa característica das fibras musculares desempenha no esporte é essencial para manter o desempenho dos atletas, principalmente no caso de atletas de alto nível, pois essa capacidade dos músculos permite melhorar o desempenho físico.
Embora a memória muscular esteja intimamente associada aos atletas, não é uma característica exclusiva deles. Qualquer pessoa pode ter desenvolvido um maior ou menor grau de memória muscular em uma atividade específica, e isso não precisa estar relacionado ao esporte.
Certas atividades, como digitar no computador sem olhar para o teclado ou tocar um instrumento musical, são melhor realizadas com o tempo e com a prática.
Portanto, quando os músculos adquirem o hábito de fazer uma atividade específica, isso é o que conhecemos como memória muscular.
Como melhorar a memória muscular?
As rotinas de treino são responsáveis pelo desenvolvimento da memória muscular. Desse modo, a atividade física regular ajuda a melhorar a coordenação e o desempenho.
Além disso, para que nossos músculos melhorem sua memória, é necessário atingir uma hipertrofia maior do que tínhamos antes. Em outras palavras, é preciso aumentar o tamanho dos músculos com maior treinamento de força para aprimorar a memória muscular.
Por fim, descansar também é essencial. A memória muscular dura cerca de 72 horas, por isso é conveniente praticar esportes, alternando dias de descanso. Assim, se você for à academia na segunda-feira, deve retornar na quinta-feira para evitar a deterioração muscular.
Apesar de ser importante melhorar a memória muscular, ao fazer treinos pesados, conte com o auxílio e orientação de um especialista.