Lavar frutas e verduras realmente ajuda em alguma coisa?

Desde pequenos, vimos como os adultos sempre lavaram frutas e verduras frescas, aliás, é um hábito que todos nós temos, mas isso ajuda mesmo em alguma coisa?

Frutas e vegetais oferecem uma série de nutrientes, desde que sejam praticados métodos de limpeza seguros. Dessa forma, deve-se ter em conta que esses alimentos são consumidos crus, por isso é necessário submetê-los a uma boa lavagem e desinfecção antes de comê-los.

continua depois da publicidade

Em suma, esses produtos vêm diretamente do campo e muitos deles têm contato direto com a terra e com fertilizantes. Além disso, também são irrigados com água contaminada e expostos a agrotóxicos.

Após a colheita são altamente manipulados durante as etapas de transporte e distribuição, podendo ser contaminados com bactérias como E.Coli ou Salmonella.

continua depois da publicidade

Por fim, é uma prática muito comum que os consumidores toquem nesses produtos antes de comprá-los para certificar-se de que suas características são boas e muitas vezes os devolvem. Por mais terrível que possa parecer, a fruta que você leva à boca já foi tocada por muitas mãos antes.

Por que a lavagem é importante?

A lavagem de alimentos que não estejam protegidos por embalagem ou recipiente precisa ser feita para prevenir doenças transmitidas por essas bactérias acima citadas e muitas outras.

No entanto, o que não é recomendado é a lavagem com sabão, pois o consumo de sabão pode causar náuseas, vômitos, diarreia e outros problemas gastrointestinais. Além disso, o uso de sabão pode afetar o sabor dos alimentos.

continua depois da publicidade

Outra coisa a ter em mente é que os produtos frescos não devem ser lavados até pouco antes de você estar pronto para comê-los. Isso significa que lavar frutas e vegetais antes do armazenamento pode estimular o crescimento bacteriano.

Como lavar frutas e verduras?

Faça uma boa lavagem com água potável em abundância para remover sujeiras ou partículas, como terra e insetos. Feita a limpeza, é necessário certificar-se de eliminar os microrganismos patogênicos que podem estar presentes e causar doenças.

Para isso, realize a desinfecção mergulhando o produto em um pouco de vinagre ou numa solução de água com limão. Após alguns minutos (3 a 5), ​​eles devem ser enxaguados para remover qualquer resíduo restante.

continua depois da publicidade